Luana Sousa Farias's profile

Tenda Cultural Ortega y Gasset - Divulgação

tenda cultural ortega y gasset
materiais de divulgação
A Tenda Cultural Ortega Y Gasset foi um projeto da Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, que aconteceu entre outubro de 2013 e junho de 2014. Instalada na Praça do relógio, um dos maiores focos de circulação da USP, a Tenda Cultural recebeu mais de 200 eventos entre exibições de filmes, realização de seminários, palestras, debates e oficinas, eventos institucionais, apresentações de corais, shows, concertos, teatro e dança, exposições, lançamentos de livros e saraus.
Além da equipe da USP, responsável pela curadoria e gestão, a Tenda Cultural contou com a equipe de apoio e fiscalização da Casa Azul, infraestrutura da Feeling Eventos e operação de programa cultural da Entre Produções, que me contratou como designer. Entre fevereiro e junho de 2014 trabalhei no desenvolvimento da identidade visual (tendo por base a identidade visual que havia sido escolhida pela gestão), elaboração de todo material impresso de divulgação e apoio na divulgação online pela página do Facebook e site.
A estratégia de divulgação se desenvolveu junto com a Tenda Cultural, num processo que contou com o empenho de toda a equipe no sentido de alcançar e atrair o público com as informações e de refletir o interesse do público nas programações propostas, fazendo com que, aos poucos, a Tenda Cultural conquistasse o seu espaço, tão necessário e promissor tanto para a comunidade USP quanto para o público externo.
....
cartazes
Os cartazes eram a base da identidade dos materiais. A cada mês, escolhíamos em equipe a foto que seria utilizada na divulgação. Geralmente a foto recebia efeitos gráficos para que ficasse de acordo com a identidade visual. Mensalmente, os cartazes eram distribuídos nos pontos de ônibus da USP, unidades da USP e em centros culturais de grande circulação, como a Galeria Olido. 
Além do efeito gráfico na fotografia, alguns padrões se repetiam para manter a unidade entre os materiais, como: a proporção entre os logotipos; o uso do grid em azul alinhado ao logotipo maior da Tenda Cultural; os estilos e padrões de redação do texto e estilo de referência das imagens.
....
folder da programação
Como complemento de conteúdo dos cartazes, os folders compunham o material impresso mínimo mensal para divulgar a programação da Tenda Cultural. Seguindo a mesma identidade visual e utilizando a mesma foto do cartaz como capa, o folder apresentava toda a programação mensal com breves resumos, ficha técnica e fotografia de alguns eventos. Assim como os cartazes, os folders eram distribuídos mensalmente nas unidades da USP e centros culturais de grande circulação de público em São Paulo.
....
livreto mostra ead
Entre final de abril e início de maio, a Tenda Cultural, em parceria com a Escola de Arte Dramática, apresentou a Mostra Escola de Arte Dramática - Processos e Perspectivas, uma programação que exigiu uma publicação a parte. Para apresentar a programação e a ficha técnica dos eventos da mostra, foi produzido um livreto de 18 páginas em formato aproximado ao A5.
....
divulgação online
Para a divulgação online, colaborei com a atualização da página do Facebook e do site. Além destes focos, outros funcionários ficavam encarregados do mailing, Instagram e Twitter. O trabalho para o site era o mais simples, consistia em recortar as imagens e adaptar o texto do folder para o formato e padrões do site. 
Já no Facebook, era preciso criar imagens de divulgação da programação mensal e imagens semanais, que eram postadas nos grupos das diversas unidades da USP, criar os posts, criar eventos e imagens de perfil e capa.
....
divulgação no painel de led
Além da demanda online, de vez em quando produzíamos material virtual para o telão, que ficava na área externa da Tenda Cultural, onde eram exibidos os filmes do Cinema na Grama. Para este painel também era necessário adaptar a programação do folder, que ficava em exibição para informar os transeuntes da praça.
Na ocasião de uma apresentação do Chaiss Quinteto no foyer, produzimos uma chamada no telão para que as pessoas que estivessem no Cinema na Grama assistissem ao show depois.
....
relatório do projeto
Ao término do projeto, foi elaborado um relatório que registrar a realização da Tenda Cultural Ortega y Gasset e também para estimular a realização de propostas como esta ou que aproveitem experiências positivas dela.
O relatório apresenta, ao longo de 150 páginas, os capítulos: apresentação; introdução; implementação; projetos (próprios, em parceria e seminários); integração; público; comunicação; conclusão e índice de imagens.
A proposta visual do relatório é manter as melhores soluções que adotamos para a identidade da Tenda ao longo de sua existência. Além disso, pela extensão do material, optamos por não aplicar o grid azul, presente na grande maioria das peças gráficas. O relatório produzido objetiva ser claro e interessante, tanto pela organização do conteúdo quanto pelas soluções gráficas (uso de cores diferentes por capítulo, citações em destaque, referência discreta das imagens, hierarquia de informações, presença constante de imagens que ilustram os textos e dão um ritmo à leitura).
Para melhor apresentar alguns dados, foram elaborados gráficos, tabelas e infográfico, buscando mais uma vez manter a coerência com os demais elementos da identidade e oferecer a informação de forma clara, interessante e organizada.
....
equipe
Obrigada pela visita!

Tenda Cultural Ortega y Gasset - Divulgação
Published:

Tenda Cultural Ortega y Gasset - Divulgação

Elaboração de material de divulgação da Tenda Cultural Ortega y Gasset

Published: