Estúdio E's profile

Xo'ó Ka'aguy Reguá - Livro Animais da Mata Atlântica

O projeto Xo'ó Ka'aguy Reguá (Livro sobre Animais da Mata Atlântica), começou em 2014 a partir do sonho de um educador e liderança indígena, Danilo Benites. Seu sonho era que saísse um livro de sua aldeia indígena.

A Aldeia Itaóca fica em Mongaguá, no meio da Mata Atlântica e o projeto foi desenvolvido com os guarani. O tema do livro foi escolhido como forma de fortalecer a cultura guarani, quanto às histórias dos animais da Mata Atlântica, pois por exemplo o bem te vi quando visto pela manhã em uma casa, pode anunciar um casamento.

Com a aproximação do design da educação escolar indígena foi possível criar o projeto gráfico do livro. As atividades feita com as crianças foram integradas à matriz escolar e o projeto foi concebido de maneira cocriativa, a partir dos desenhos e textos feitos pelas crianças e pela comunidade guarani.
Mais do que nós, a comunidade indígena esperava muito pra ter o livro em mãos.
Em 2015, após o apoio do ProAC, foi possível iniciar a produção do livro dentro da Aldeia Indígena, em um processo muito rico, de aprendizado e superação de dificuldades. Aconteceram intercâmbios entre aldeias indígenas no Estado de São Paulo, em que as crianças puderam perguntar "aos mais velhos" (como assim dizem, carinhosamente) o que significava tal animal em sua vida.

O projeto continua e o desafio atual é a produção de uma pequena tiragem, para envio a outras aldeias indígenas.
Lembre-se: Fortalecer a cultura indígena guarani. Ela não precisa ser resgatada :)
Xo'ó Ka'aguy Reguá - Livro Animais da Mata Atlântica
Published:

Xo'ó Ka'aguy Reguá - Livro Animais da Mata Atlântica

Livro sobre Animais da Mata Atlântica

Published: