Projeto Colmeia
Brinquedo modular em papelão, como um origami gigante! Têm múltiplas funções, é lúdico e sustentável, com propósito educativo e social. Com diversas possibilidades de usos e formas, o que abre espaço para despertar a imaginação da criança. 

Usado principalmente como material pedagógico na educação infantil, destina-se às crianças entre 2 e 6 anos de idade. 

O Projeto Colmeia já atendeu escolas públicas de educação infantil, estando presente como brinquedo nas salas de aula e como qualificação, no formato de Curso de Design e Produção de Brinquedos para os professores da rede pública de ensino.

Atualmente o Projeto Colmeia está incubado no Ângela de Cara Limpa, um Programa de Educação e Defesa Ambiental, localizado no Jardim Ângela. A sua produção beneficia a comunidade local e é feita com todo cuidado ambiental. Usamos por exemplo uma cola à base de milho para colagem das abas do brinquedo.
7 unidades do brinquedo formam a Colmeia. Essa quantidade é recomendada para uma sala de aula, no qual os alunos podem realizar diversas atividades por meio de encaixes, empilhamento e criação de formatos inusitados.

O Projeto Colmeia mostra a importância do design para uma educação mais criativa e de como essas áreas podem se relacionar de forma positiva criando projetos para melhoria do ensino. 
A parte interna do produto é usada como baú, onde há três compartimentos laterais iguais e um compartimento maior central. Se o produto for virado, suas partes laterais podem ser usadas como guardador de livros e o centro, como mesa e apoio para leitura e desenho. 

A partir de uma placa de papelão ondulado simples, é possível fazer um produto com pequeno desperdício. A estruturação desse objeto parte de um único plano, no qual é formado por dobras, vincos e encaixes.

Interessante ao senso crítico infantil por agregar diferentes funções, também permite a personalização do usuário sobre o objeto, em sua superfície branca. 

Premiações e Exposições

- IV Bienal de Design 2012;
- 25º Prêmio de Design MCB, exposto no Museu da Casa Brasileira;
- Menção honrosa no Salão Design Movelsul 2012 (principal concurso de mobiliário da América Latina);
- Premiado no IDEA Brasil 2012 e Exposição no Museu Oscar Niemeyer;
- 1º no Concurso Nascente USP, na categoria Design;
- Vencedor da Maratona de Startup do SEBRAE no Campus Party 2014, na categoria educação;
- ONG Brasil (Feira e Congresso de ONGs brasileiras 2011);

O Projeto Colmeia realiza Oficinas e Cursos para educadores, utilizando o brinquedo como material pedagógico. A temática central de nossas atividades é a consciência ambiental, a partir da reutilização de materiais recicláveis, o uso de materiais com alto valor agregado em seu descarte capaz de gerar renda em comunidades.
Designers criadores do Projeto Colmeia: Evandro Almeida e Érica Campanha.
Projeto Colmeia
17
471
0
Published:

Projeto Colmeia

Objeto multifuncional em papelão. Lúdico e sustentável, com propósito educativo e social, usado não somente como mobiliário mas também como mater Read More
17
471
0
Published: