Elderly housing I
Internals and Externals Elderly housing . 2007
O Lar deIdosos em causa insere-se num longo lote de terreno com excepcional exposiçãosolar e numa zona ainda, com memórias de uma actividade agrícola emdesaparecimento.

Com a recente revolução viáriaocorrida na sua envolvente, desapareceu parte dessa vida agrícola mas, noentanto, mantêm-se reservadas zonas de reserva nacional que promovem uma boaqualidade de vida, além da substancial melhoria nas acessibilidades, pelaligação ao Ic1.

Neste contexto, o edifício tiraproveito da envolvente supostamente preservada e volta os quartos para sul, deacordo com as mais qualificadas tendências da arquitectura bio-climática,aproveitando ao máximo a energia solar pelo estudo da sua incidênciageométrica. Além disso os quartos estarão em contacto directo com os diversosjardins e área verde de reserva agrícola/ecológica.

Se neste edifício os quartos sãoo motivo da sua existência, os serviços de apoio têm uma posição e umadistribuição que garantem a necessária reserva da zona dos quartos bem comocriam uma barreira relativamente ao espaço público e ao arruamento de acesso.Estes têm, também, uma organização em cruz que permitem uma distribuição eficaza todos os espaços consumindo o mínimo de área.

Foram tidas em conta ascaracterísticas da envolvente que, sendo essencialmente constituídas porhabitação uni familiar, remetem-nos para uma volumetria baixa e distribuídapelo terreno.

Conserva-se a pequena Casa quegarante, à partida, a manutenção do alinhamento existente do limite do terreno.
O acesso principal faz-se a eixodo lote e de frente para a sala de actividades vendo através dela até ao fundodo lote.

O acesso de serviço faz-se poruma inflexão à esquerda, para cargas e descargas para cozinha, lavandaria eoutros e ao longo da empena direita (entre o edifício e o muro vizinho) paraacesso de serviço às zonas ajardinadas.

Elderly Housing I
Published:

Elderly Housing I

Internals and Externals Elderly Housing

Published: