Agenda do Setor Financeiro 2014


Organizada pela CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras, a Agenda do Setor Financeiro tem dupla função. Por um lado, serve de catalisadora do consenso entre as instituições financeiras sobre questões que as afetam. Seu conteúdo é produto de discussões entre as instituições financeiras e representa o denominador comum do setor acerca de vários temas de repercussão nacional. Por outro lado, a Agenda constitui subsídio para parlamentares, consultores e assessores do Congresso Nacional, entre outros, que se debruçam sobre questões diretamente ligadas ao setor financeiro, ou vinculadas a questões que afetam o ambiente de negócios em que opera o setor. Nós ficamos responsáveis pelo projeto gráfico e pela diagramação da edição 2014 da publicação, que é renovada a cada ano. 

Capa-mural

Preocupada em manter uma identidade visual coerente com o que vem sendo construída ao longo dos últimos anos, a CNF apresentou interesse em utilizar referências à cidade de Brasília para ilustrar a capa e outros elementos do projeto interno da publicação. A capa foi projetada de maneira a funcionar como um módulo inspirado no trabalho de Athos Bulcão, presente em diversos pontos da cidade. Quando alguns exemplares da publicação são posicionados lado a lado, forma-se uma composição semelhante aos painéis de azulejos criados pelo artista.
 
 
 
A publicação
 
Para fugir do lugar-comum da representação de monumentos, recurso usado nos últimos três anos para ilustrar a agenda, buscamos inspiração em aspectos mais abstratos da capital. Os traços e curvas característicos da arquitetura moderna e do projeto urbano da cidade e a obra de Athos Bulcão são evocados ao longo de todo o projeto gráfico, desde a capa até a escolha de tipografias para o interior da publicação.
 
Foram impressos 2000 exemplares, e a publicação foi lançada também em versão digital.