Papelaria do Templo


Papelaria do Templo 

O Templo Shin Budista de Brasília é um centro religioso de referência da tradição budista japonesa Jodo Shinshu no Brasil e patrimônio histórico da capital federal.

Nos últimos anos, a instituição tem passado por um período de profissionalização da gestão e consolidação de sua imagem. Até 2018 coexistiam diversas aplicações e materiais gráficos com linguagens diferentes. Eram utilizadas diferentes versões de assinatura gráfica e não havia definição de paleta de cores ou tipografias. Neste contexto, fomos contatados para desenvolver um trabalho de padronização da linguagem visual do Templo e aplicá-la em uma linha de papelaria institucional que atendesse às suas necessidades específicas. 



Identidade Visual

Com base em uma análise histórica, selecionamos uma variação recente da assinatura gráfica como oficial e duas famílias tipográficas institucionais complementares. A paleta de cores se inspira na bandeira internacional budista, trazendo o amarelo como cor principal e tons de verde, azul e vermelho como auxiliares.


Papelaria

A papelaria institucional do Templo possui 10 itens básicos (entre cartões de visita, envelopes, pasta, papel timbrado, bloco de anotações, caderno e lápis) que auxiliam no desempenho de atividades administrativas e promovem as atividades voltadas à comunidade, como cursos e eventos.

Os papéis escolhidos valorizam a textura das fibras e orientam a aplicação das cores de acordo com o uso do material, sempre impresso em apenas um pantone. Papel offset e informações em amarelo para os materiais que recebem texto corrido, papel kraft e demais cores para os materiais mais duráveis, valorizando o contraste entre eles. O resultado é uma linha de materiais homogênea e minimalista, que evoca a tradição estética japonesa e expressa ao mesmo tempo o profissionalismo e a diversidade da instituição.

Papelaria do Templo
Published: