Caloi Folding
Nos países europeus o conceito de mobilidade é uma realidade, e coloca a bicicleta como opção real de deslocamento urbano e de estilo de vida, e não somente como utensilio de lazer. A Caloi propôs para o Centro Universitário SENAC o desenvolvimento de uma bicicleta a partir do tema da mobilidade para a cidade de São Paulo. A Caloi Folding Urban é um conceito de produto realizado pelos designers Raphael Cardoso Mota Pereira, Alex Tonda, Michelle Medeiros, Thais Tulha e Raphael Costa, sob a orientação dos Profs. Paulo Barreto e Robinson Salata. O resultado é uma bicicleta dobrável e com características que superam as expectativas do CONTRAN, o que possibilita a integração com outros meios de trasporte e proporciona maior segurança para o ciclista.
No Brasil ocorreram avanços modestos para o tema da mobilidade. No entanto, na cidade de São Paulo o tema tem sido discutido com muita ênfase através de leis municipais e estaduais implementadas e fiscalizadas, e que beneficiam e integram a bicicleta no transporte público. Como por exemplo, a obrigatoriedade dos estacionamentos aceitarem bicicletas, a viabilidade do transporte de bicicletas em trens e metrô, e o aumento considerável de malha cicloviária aprovada na prefeitura para implementação, que representaria um malha próxima a de Paris-França. Que aliás, ainda é muito pouco se comparada com as proporções geográficas de Paris X São Paulo.

É no conceito de mobilidade que a marca Caloi tem apostado, reestruturando seu portfólio de produtos, site, e principalmente na forma como dialoga com seus consumidores. A Caloi oferece diversos serviços para ciclistas em seu site, além de contar com a assessoria de uma importante cicloativista, Renata Falsoni, que tem imprimido um caráter muito importante na luta pela democratização da bicicleta no transporte urbano.

Primeiramente, foram realizadas construções de cenários sobre a bicicleta como meio de transporte no Brasil e no mundo. Para então centralizar a discussão exclusivamente na cidade de São Paulo, a fim de desenvolver uma bicicleta que pudesse efetivamente ser inserida no contexto de integração do transporte público.
Além do ciclo de palestras realizadas pelo engenheiro da Caloi, e pela universidade—com atenção especial para o projeto do Prof. Caio Vassão, PoketCar—também foram realizadas pesquisas sobre: legislação nacional, estadual e municipal; número de ciclovias construídas e aprovadas para construção na prefeitura; o acesso da bicicleta no transporte público; o custo energético de uma bicicleta em relação a uma moto; entre outras discussões. Também foram realizadas pesquisas sobre o portfólio da Caloi; o design de bicicletas no mundo; tendências; tecnologias e materiais.

O resultado é uma bicicleta para o presente, baseada no conceito de mobilidade, onde estão embutidos valores como sustentabilidade, bem estar físico, contato com a dinâmica da cidade, economia de dinheiro e tempo.

A solução do quadro oferece portabilidade em estações de metrô e trens. Todos os quesitos de segurança exigidos pelo CONTRAN estão presentes na bicicleta, além de uma série de utensílios que reforçam sua inserção em uma dinâmica urbana.
Caoli Folding
0
4
0
Published:
user's avatar
Raphael Cardoso Mota Pereira

Caoli Folding

0
4
0
Published:

Creative Fields