Estação Rodízio
A Estação Rodizio é um conceito de mobiliário desenvolvido para o Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2009. O projeto foi desenvolvido no Centro Universitário SENAC, durante a minha graduação em design industrial, sob a orientação da Prof. Paulo Barreto. O concurso adotou o tema multifuncional, e o projeto buscou inspiração nas atividades domesticas cotidianas que utilizam de muito tempo para organização, como no agrupamento de objetos para uma determinada atividade. Participaram 486 projetos de 96 universidades distribuídas pelo Brasil, a Estação Rodizio figurou entre os principais 50 projetos.​​​​​​​
O tema multifuncional foi um desafio rico para se explorar. Dada as novas configurações dos imóveis e da dinâmica social — cada vez menores e mais intensa — a multifuncionalidade se tornou um quesito de qualidade de vida.
O projeto foi desenvolvido durante atividade acadêmica, com realização de pesquisas e visitas a lojas da Tok&Stok. O principal aspecto identificado relacionado a multifuncionalidade foi a necessidade de diálogo entre ambientes, e como um móvel poderia propor esta dinâmica.
Foram estudados móveis e utensílios da cozinha que poderiam ser reconfigurados, como a fruteira, bandeja de café da manhã e cesta de pães, de modo que pudessem ser transportados para a sala e quarto com comodidade. Mas, o projeto acabou se estendendo para outros ambientes, como banheiro e área de serviço.
A solução final é um módulo multifuncional, inteligente e descontraído. Idealizado para ambientes como cozinha, banheiro e área de serviço e que interage com ambientes como sala e quarto.

Na cozinha é multitarefa, atuando como fruteira, bancada ao lado do fogão ou da pia. Além de contar com o armário para guardar caixas de leite e sucos. No banheiro pode levar com comodidade todos os elementos de higiene e beleza para o quarto ou sala. E na área de serviço pode oferecer os principais recursos para uma limpeza rápida. Ideal para as refeições rápidas e práticas, pois deixa à mão todas as frutas, cereais e pães.
Com o Prof. Paulo Barreto na exposição dos finalistas no Museu da Casa Brasileira. 
O Prêmio Tok&Stok de design Universitário, criado no ano de 2006, é voltado a estudantes de design de produto de todo o Brasil e propõe um desafio: a criação de um móvel ou sistema construtivo sob um tema específico. Seu principal intuito é contribuir na formação dos jovens designers brasileiros, aproximando-os do mercado de trabalho e promovendo a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica do Brasil.
Estação Rodízio
0
14
0
Published:
user's avatar
Raphael Cardoso Mota Pereira

Estação Rodízio

0
14
0
Published:

Creative Fields