Reportagem: "Empresa analisa 'saúde' das árvores"
A Forty Construções e Engenharia realizou ontem, em Santa Bárbara d'Oeste, uma demonstração do método de tomografia em duas árvores da Chácara Wolf, onde funciona a Secretaria de Meio Ambiente da cidade.

De acordo com o diretor da empresa, Walter Jorge, a tecnologia apresentada para servidores da unidade possibilita verificar a sanidade da árvore. "Nosso equipamento faz um ultrassom do caule e da raiz, trazendo uma análise completa sobre os problemas da planta", explicou. Após colocar sensores em volta da árvore, o equipamento verifica as condições do tronco e emite um gráfico em 3D, que indica quais partes estão com problema. Depois, eles fazem a medição do tamanho, profundidade e saúde das raízes da árvore. 
 
No dia 2 de janeiro, O LIBERAL publicou uma matéria apontando que os municípios da RPT (Região do Polo Têxtil) não contam com um serviço de monitoramento das árvores. Para Jorge, quedas podem ser evitadas com o uso dessa tecnologia preventiva. Na terça-feira, por exemplo, uma árvore caiu sobre um Fiat Tempra em decorrência do temporal que atingiu a região no início da tarde. 

Na região, a Forty possui contrato com a Prefeitura de Limeira para fazer a medição das árvores da cidade, além da poda e remoção. A empresa já entrou em contato com a Secretaria de Serviços Públicos de Americana e deve agendar uma demonstração do procedimento ainda em fevereiro. Walter Jorge estima que o custo para realizar o método de tomografia seja de R$ 150 por árvore.

Segundo o diretor de licenciamento e fiscalização da pasta, Cleber Canteiro, o equipamento funciona com sensores acoplados ao vegetal e ligados a um computador, que possui um programa de leitura. O equipamento envia as informações com a imagem à tela do computador, indicando se o vegetal apresenta algum dano. "O software possibilita ter mais informações do interior da árvore e há algum tipo de problema", informou.

Canteiro revelou que este é um método que deve ser utilizado porque contribui para a segurança da população. "Trata-se de uma inovação, pois é a primeira vez que a cidade contará com um serviço tecnológico que irá trazer mais condições de segurança para prevenir queda de árvores ou de galhos", completou.
 
Reportagem publicada na edição de 15/01/2014 do jornal O LIBERAL. Link para o vídeo do procedimento: http://migre.me/hsgP8.
Reportagem: "Empresa analisa 'saúde' das árvores"
1
75
0
Published:

Reportagem: "Empresa analisa 'saúde' das árvores"

Reportagem publicada na edição de 15/01/2014 do jornal O LIBERAL.
1
75
0
Published:

Creative Fields