user's avataruser's avataruser's avatar
TYPE TRADE


Com Type Trade pretendemos explorar o processo de produção e comercialização de tipografia. Hoje em dia é muito recorrente a apropriação de fontes de forma ilegal. O uso de uma fonte tipográfica de forma indevida faz com que o designer não seja devidamente recompensado pelo seu trabalho, tendo em conta que é a sua fonte de sustento, consideramos relevante abordar esta temática e democratizar o conhecimento sobre licenças e direitos de autor desta propriedade intelectual.

Ao longo da publicação vamos explorar de que forma a era digital influenciou a comercialização e a produção tipográficas, quais os processos necessários para o seu licenciamento e os diferentes tipos de licenças, como funcionam e como se obtêm. Para além disso, perceber de que forma estas licenças estão a ser violadas e as repercussões desses atos indevidos, não só para os transgressores como para os autores desfalcados. Trazemos exemplos de casos reais de empresas que foram processadas.

Para concluir trazemos uma lista de plataformas onde não é recomendável a aquisição de fontes, contrapondo-as com um conjunto de espaços digitais onde o podemos fazer de forma legal e segura.



Obrigada!

Dezembro 2020
TYPE TRADE
3
19
0
Published: