★ 2º Lugar projetar.org - A C O R D E O N - 2016


Bicicletário A C O R D E O N - Recife, Brasil
 
★ 2º Lugar Concurso Internacional de Arquitetura para Estudantes | Projetar.org

Equipe:

Michele  Amorim 
Joana Fraga
Leonardo  Grogg 

     No Brasil, o sistema rodoviário foi, e ainda é, o mais utilizado sistema de transporte. As cidades se moldaram para acomodar o automóvel em detrimento da evolução de outros modais, resultando na crise de mobilidade que tem comprometido o funcionamento dos centros urbanos atuais, reduzindo a qualidade de vida dos usuários e impactado gravemente no meio ambiente. Esse sistema falho, que preza pelos automóveis particulares e mantém um precário transporte coletivo não é mais compatível aos fluxos e altas taxas demográficas das cidades.     

     É preciso transformar a cidade do carro em uma rede de conexão de modais que garanta o direito que todo cidadão deveria ter: opções de transporte variadas, de qualidade e acessíveis. Seguindo os modelos já implementados no exterior, muitas cidades brasileiras têm percebido a necessidade de um sistema de mobilidade intermodal, conectando a cidade de forma micro a macro, desde do pedestre e sua bicicleta, até trens regionais e estaduais. Busca-se substituir os carros por transportes coletivos, como VLTS, bondinhos e metrôs, que são mais democráticos, rápidos e sustentáveis. Nesse quadro, a bicicleta tem uma posição de destaque, pois sendo um transporte limpo e econômico, servirá como conexão entre o modal coletivo com os pontos de partida e chegada. Em Recife, já se foi proposto um Plano de Mobilidade na gestão anterior, que previa maior conexão entre os transportes coletivos e também a criação de 400 km de rotas clicáveis. A praça Visconde de Mauá, localizada em frente à antiga estação de trem de Recife e atual estação de metrô, é entendida como um ponto nodal de grande importância na cidade, pois quando implementado o Plano de Mobilidade, se tornará um polo de conexão tanto local quanto interestadual. Devido ao crescimento do movimento de pedestres que ocorrerá na região, o piso compartilhado é fundamental, pois prioriza o usuário pedestre e o ciclista, além de fomentar o comércio de rua e atividades locais.   

    Considerando a conclusão de um mapeamento realizado em São Paulo pelo Ciclocidade, é necessária infraestrutura para o aumento dos ciclistas na cidade. Ao se inserir uma malha de intermodais, as pessoas serão incentivadas a trocar o carro pela bicicleta. Com o tempo, a demanda de ciclovias aumentará, assim como necessidade de diversos bicicletários espalhados pela cidade.     


     O Projeto do bicicletário ACORDEON foi pensado tendo em vista atender duas principais demandas a longo prazo: expansibilidade e adaptabilidade. A estrutura modulada permite que, ao longo dos anos, um bicicletário que comporta 40 bicicletas possa expandir sua capacidade para 80, 160 ou até 320 bicicletas. Sua adaptabilidade garante que em qualquer ponto onde se encontram locais-chave para a interconexão de modais possa existir um bicicletário facilmente adaptável às várias situações de terreno, demanda e configuração de gestão (gratuito ou particular). O programa se divide em dois módulos principais: o eixo de apoio e a sanfona. O módulo do eixo de apoio concentra todo o programa auxiliar para um bicicletário, como banheiros, vestiários e espaço para manutenção. O módulo sanfonado é dedicado ao estacionamento de bicicletas e consiste em uma estrutura móvel e expansível. O projeto também tem a sustentabilidade como pauta. O aço reciclado é utilizado como material estrutural, combinado com chapas OSB de madeira reflorestada e lona translúcida biodegradável como solução de fechamento.
PROGRAMA:
CONFIGURÇÕES DE DEMANDA:
MODULAÇÃO:
CONFIGURÇÕES DE FORMA:
ADAPTABILIDADE:
OCUPA ESPAÇOS ENTRE PRÉDIOS (Possível instalação para funcionários de empresas nas proximidades e necessitam de um bicicletário próximo.)
OCUPA ESPAÇO EM ESTACIONAMENTOS (A cobertura utiliza exatamente duas vagas para carros. Em caso de superlotação de veículos esta poderá ser retraída.)
FLEXÍVEL Ocupa pouco espaço quando desativado, possibilitando melhor circulação quando instalado em passeios. 
ADAPTÁVEL Adapta-se ao formato do terreno e a possíveis obstáculos que podem vir a comprometer sua forma ortogonal. 
★ 2º Lugar projetar.org - A C O R D E O N - 2016
Published:

★ 2º Lugar projetar.org - A C O R D E O N - 2016

Projeto de um biciciletário para o concurso da organização Projetar.org Equipe: Michele Amorim, Joana Fraga e Leonardo Grogg

Published: