Museu da Inovação - Concurso Projetar.org


Museu da Criatividade - hiperligações - São Paulo, Brasil
 
Concurso Internacional de Arquitetura para Estudantes | Projetar.org

Equipe:

Ana Paula Luiz Ferreira
Endi Marley
Leonardo  Grogg 

LOCALIZAÇÃO/ SITUAÇÃO
 

Localizado na Barra Funda (São Paulo) bairro que passou por diversas transformações, passando de polo industrial à comercial até ser reurbanizado, mudando para um caráter cultural e residencial.   O Museu da Inovação (01) será instalado no terreno da antiga  industriada da Companhia Lithografica Ypiranga. Primeira gráfica e editora do Brasil, aberta em 1901 e após 101 anos a empresa encerrou suas atividades. 
Ao retirar a Rua Fuad Naufel, integramos o Museu da Inovação ao espapaço cultural do Memorial da América Latina (02), com isso, optamos por não adicionarmos vagas de estacionamentos, pois acreditamos que o memorial já comporta vagas suficientes. 
O projeto se situa próximo da estação Palmeiras (03), facilitando a conexão com o restante da região metropolitana e na vizinhança há algumas instituições de ensino, como a Uninove (04), Senai (05) e Senac (06) que pretendemos incorporar nas praticas criativas do Museu.

corte perspectivado aa'
CONCEITO
 

No Museu da inovação, procuramos adequar a produção coletiva da cidade de São Paulo as atuais realidades interativas da sociedade. Para isso, transformamos o conceito de hiperligações em uma estrutura arquitetônica, na qual, os ambientes de atelier, coworking, pesquisa, exposição e o próprio espaço urbano, são conectados tanto visualmente como fisicamente (via plataformas móveis e rampas), formando uma rede. A partir dessas ligações é possível inovar produzindo efeitos interconectados entre os saberes, artísticos e tecnológicos com o objetivo de criar um ambiente de experimentação.

Acreditamos que a reinvenção é a chave da inovação mas para isso ser possível é necessário entendermos o passado, as técnicas e memórias. A preservação da casca da fábrica, da Companhia Lithográfica Ypiranga, com sua histórica tipologia de galpão industrial é uma homenagem simbólica a indústria gráfica/editorial que está em constante reinvenção, renovação e inovação. Transformando-se de fábricas produtoras de textos lineares impressos para fábricas de hipertextos interconectados na World Wide Web (web).
corte bb'
ADAPTABILIDADE E MUTABILIDADE
 
As plataformas móveis promovem conexões diversas entre os ambientes de produção e contemplação permitindo múltiplas configurações programáticas e interações entre os espaços. A movimentação vertical desses platôs pode aumentar ou fragmentar áreas de exposição e também torna possível que os pavimentos possam, quando necessário, contar com uma área suporte quando solicitada. Essa constante movimentação cria uma espacialidade em transformação perene, além de facilitar o deslocamento dos objetos de exposição.
esquema das plataformas móveis
Museu da Inovação - Concurso Projetar.org
Published:

Museu da Inovação - Concurso Projetar.org

Projeto de um museu para o concurso da organização Projetar.org Equipe: Ana Paula Ferreira, Endi Marley e Leonardo Grogg

Published: