Jéssica Kawaguiski's profile

As Fantásticas Histórias do Povoado Jatobá


Essas histórias e ilustrações (livro completo aqui)o frutos da imaginação e criatividade dos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Deoclides José Pereira, localizada no Povoado Jatobá, em Barra dos Coqueiros, Sergipe. Elas foram criadas coletivamente pelos alunos durante as oficinas do Projeto Expressão Criativa, desenvolvido pela AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs (antiga Associação Imagem Comunitária) e realizado pela VLI. O projeto, executado no segundo semestre de 2018, teve como objetivo estimular o protagonismo, a criatividade e a cooperação dos alunos, além de fortalecer o gosto pela leitura e escrita. 

Para isso, foram realizadas quatro oficinas com os educadores e alunos: construção de um mapa afetivo; criação de personagens com materiais recicláveis; criação de histórias coletivas e oficina de áudio: contando nossas histórias nas quais eles experimentaram diversas linguagens de expressão. Como resultado, foi criada esta publicação de 40 páginas, que coleciona 6 histórias diferentes, impressa em Risografia, que conta também com um encarte de CD no final, com os áudios das histórias e efeitos sonoros gravados com a voz dos próprios alunos. Tivemos ainda uma formação para educadores e gestores com o tema "Multiletramentos e promoção da leitura e da escrita de maneira criativa, participativa e crítica". O material tem como objetivo orientar os educadores na formação, apresentando as bases pedagógicas dos temas abordados, além de trazer um guia sobre como realizar as oficinas criativas com os alunos e multiplicar essas práticas em outras oportunidades, para outras crianças.


Impresso em Risografia pela AIC.
Facilitação: Jéssica Kawaguiski | Luciana Vidal | Mila Barone
Revisão: Priscila Justina | Raissa Faria
Diagramação: Jéssica Kawaguiski
Edição dos áudios: Cristina Ferreira
Produção gráfica: Marco Chagas
Realização: VLI
Desenvolvimento: AIC
Parceria: Escola Municipal Deoclides José Pereira
2018​​​​​​​
    

❋ Gostou do projeto? Conheça também o meu Instagram ❋​​​​​​​

As Fantásticas Histórias do Povoado Jatobá
Published:

Owner

As Fantásticas Histórias do Povoado Jatobá

Essas histórias e ilustrações são frutos da imaginação e criatividade dos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Deoclides José Pereira, local Read More

Published: