Edifícios de Uso Misto no Sol Nascente - DF

Concurso CODHAB-DF – Edifícios de Uso Misto no Sol Nascente – Trecho 2

​​​​​​​Equipe de Projeto: Alexandre Kenji, Vitor Takahashi, Daniela Moro, Gabriel Tomich, Thalita Souza
Localização: Ceilândia, DF - Brasil
Área: 86.016m² - 720 unidades habitacionais
Ano: 2017
A lógica de ocupação urbana em que o espaço público é meramente resíduo entre os edifícios é uma realidade em muitos loteamentos brasileiros.
Para os conjuntos da quadra 105 do Setor Habitacional Sol Nascente propõe-se o inverso dessa postura: ao buscar uma diluição das barreiras entre espaço público e privado, a principal intenção do projeto é a potencialização dos espaços coletivos, sejam eles públicos ou privados.
A estratégia urbana adotada enxerga essa possibilidade na associação entre as praças intersticiais entre lotes, já previstas, e novos largos a serem criados dentro dos lotes.  Com esta associação, busca-se  qualificar o desenho urbano da região em uma trama harmoniosa, que estimule a fluidez urbana no nível do pedestre, além de hierarquizar o novo parcelamento da região em torno dos espaços coletivos.
Essa malha contínua  possibilita que os moradores da região possam se apropriar dos espaços e enraizar suas memórias, facilitando a criação de uma identidade com o local, condição substancial para a implantação de habitações de interesse social.

A ocupação perimetral do edifícios em seus lotes visa dois propósitos distintos: locar as unidades comerciais próximas aos alinhamentos com a calçada; criar um pátio interno para os edifícios.
Os estacionamentos de veículos são estabelecidos na cota térrea, reduzindo a necessidade de escavações, facilitando o acesso e não interferindo nos fluxos.
Com isso, buscou-se conferir a dimensão do urbano a todas as escalas da proposta, favorecendo com que os espaços possam ser locais de convívio, de encontro e de cidadania. E que essa apropriação social possa auxiliar a conferir um sentido de LUGAR.

Pranchas apresentadas no concurso:
Edifícios de Uso Misto no Sol Nascente - DF
Published:

Edifícios de Uso Misto no Sol Nascente - DF

Concurso nacional de projetos de arquitetura organizado pela CODHAB-DF. Proposta de edifídios de uso misto em Sol Nascente-DF, Trecho 2.

Published:

Creative Fields