Samuel Furtado's profile

Livro Rosa Rendeira

Livro sanfona
Rosa Rendeira
-​​​​​​​
Resultado do trabalho de conclusão de curso em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na UFC (Universidade Federal do Ceará), o projeto Rosa Rendeira partiu do questionamento sobre como o design gráfico e a comunicação visual poderiam ser utilizados como ferramentas promocionais do artesanato local.

A partir de uma pesquisa voltada à iniciativas que se propuseram a solucionar esse problema, surgiu o desejo de se realizar um produto gráfico que valorizasse o que torna um produto de artesanato único: as mãos criadoras e criativas responsáveis pela sua concepção.
As histórias das pessoas por trás dessas mãos carregam tais artefatos de um alto valor simbólico quando estão relacionados à história do artesão, a técnica, a matéria-prima e a comunidade. O meio escolhido para contar essa história foi através da criação de um livro-objeto, que expressa por meio de uma experiência visual e tátil a história do artesão e seu ofício.
A personagem principal
-
A escolha da personagem central da história a ser contada, passa pela própria história do autor do projeto. Filho de uma professora, também graduada na UFC, que só pode concluir seu curso de pedagogia graças ao esforço e suor de seus pais. Inácio, pescador, e Rosa, rendeira. 
Foi principalmente através do ofício de Rosa, a renda de bilros, que foi possível para o casal construir um lar e dar melhores condições de vida para seus filhos. O projeto, portanto, pretendeu homenagear a história da rendeira e a arte de fazer renda.

Para que isso fosse possível, foi necessário responder duas perguntas: O que era a Renda da Rosa, e quem era a Rosa da Renda. Através de uma entrevista semi-estruturada, onde foram destacados alguns dos episódios mais marcantes da sua história, e uma pesquisa bibliográfica sobre a prática da renda de bilros, foi redigido o conteúdo da obra que em seguida ganharia forma.
O formato
-
O desafio estabelecido para o projeto era trazer significado através da forma, sem deixar de lado a viabilidade. Manifestar não só através da narrativa verbal e visual, mas também por meio da experiência tátil o que é a renda de bilros e o que ela representa na vida da dona Rosa. A partir disso, o formato definido foi o de livro sanfonado, ou livro com dobra-sanfona ou zig-zag, para que ao ser impresso em suas duas faces, possa narrar na mesma folha de papel a história da renda e da rendeira. 
Um livro, duas histórias
-
A partir de uma metáfora visual e tátil, as duas histórias contadas tornam-se um único artefato, e representam o quão determinante é o ofício da renda na vida de Rosa. Assim que se encerra uma história se inicia a outra e dessa forma, se realiza um ciclo entre a artesã e o seu ofício.
O sentido de leitura também se diferencia do que é predominante nos livros "comuns". Ele se realiza de cima para baixo, em uma leitura vertical, que reflete a maneira como a renda de bilros é gerada, reproduzindo o sentido de como a artesã tece a sua história através do fruto do seu trabalho. Em formato aberto, a peça gráfica se estende e chega a alcançar 5,32 m de altura – comprido como uma peça de renda – por 16 cm de largura. 
A capa do livro é revestida por um tecido floral comumente utilizado na confecção de vestidos – incluindo os que Rosa utiliza – e revestimento das almofadas das rendeiras. A estampa do tecido pode variar na confecção das capas do livro, de forma a garantir um aspecto artesanal e único ao projeto. Por fim, uma cinta de papel kraft possui a função de abraçar o livro, lembrando o papelão – ou pique – que é posto sobre a almofada para a confecção da renda. 
A tipografia Codystar, projetada pela designer Crystal Kluge, tem como característica principal o desenho formado por pontos, que segundo a autora, lembram luzes brilhantes. No livro, os pontos fazem referência ao papelão utilizado na produção da renda, no qual é furado com os espinhos de mandacaru para formar o desenho da peça. 
A família tipográfica Ines, projetada pela DSType, type foundry do português Dino Santos, possui o desenho projetado especialmente para o design de livros.
Vencedor do Expocom Nacional 2017 na categoria "Edição de Livro"

Selecionado na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil na Categoria PROJETO GRÁFICO DE LIVRO DE FICÇÃO E NÃO-FICÇÃO
Livro Rosa Rendeira
Published:

Owner

Livro Rosa Rendeira

Resultado do trabalho de conclusão de curso em publicidade e propaganda na UFC (Universidade Federal do Ceará), o projeto Rosa Rendeira partiu do Read More

Published: