Centro Cultural - Projeto Finalista do 9º Concurso CBCA

Projeto Finalista no Concurso CBCA 2016 - Centro Cultural
Autores: Jean Nkaya, José Augusto de Faria, Kossi Dzodzobu, Lucas Cará
Memorial
- Escolha da localização e antecedentes do lugar.
O projeto proposto localiza-se no bairro Boqueirão, região sul da cidade de Curitiba (PR), Brasil. A escolha deu-se pelo fato da região passar por um intenso processo de crescimento, As terras que hoje fazem parte do bairro Boqueirão integravam, até o início do século XX, a Fazenda Boqueirão. Local de criação de gado e extração de madeira, a fazenda foi vendida e loteada em 1933 através da Companhia Territorial Boqueirão.
Terreno localizado no bairro Boqueirão em Curitiba-Pr, com índice de ocupação de 50% e coeficiente de aproveitamento 1. Terreno escolhido por estar numa área de Curitiba em franca expansão, é a região com a maior população de Curitiba, sendo composta por X bairros e possuir XXX habitantes. Nessa região não tem equipamentos públicos de porte significativo, como um centro cultural. O terreno esta num ponto estratégico, pois fica localizado perto do terminal do boqueirão, que recebe a maior parte da população da região sul, e conecta com o centro, além disso a gleba esta no fim de um dos eixos principais do Plano diretor de Curitiba, com uma rua de grande fluxo passando na frente, essa que vai diretamente ao centro da capital, pois um equipamento urbano desse porte necessita dum mínimo de acessibilidade, assim além de ser um excelente ponte para os moradores locais, este propicia uma ligação rápida entre as outras regiões e o centro cultural.
Atualmente o terreno esta subutilizado por um ferro velho, a proposta iria fazer uma requalificação da região, e também consolidaria o eixo, trazendo novos investimentos para a região, além de dar acesso cultural a uma região pouco contemplada pelo poder público.
Outro ponto importante do terreno é o fato de estar do lado do parque Iguaçu, este não possui grande fluxo de pessoas, pois é uma área alagadiça, no entanto propicia uma bela paisagem nos fundos do lote.
O terreno tem cerca de 400m de profundidade e tem um desnível de 3 metros de ponta a ponta, tem orientação sudoeste na testada principal, que tem 100m de largura.

O edifício é composto por 3 barras em sequencia, separadas por eixos que ligam os dois lados do bairro que o terreno divide, sendo esse um dos partidos do projeto, estes prédios estão localizados longitudinalmente da fachada sul, tendo um pequeno espaço entre eles e os fundos de lotes vizinhos, criando um corredor de serviço para carga e descarga e saída do estacionamento.
O programa é dividido nos três blocos, com a premissa, do mais barulhento ao mas silencioso, sendo os locais com maior ruído da fachada principal próximo a rua estrutural, e o mais silencioso em frente ao parque do Iguaçu. Sendo assim decidiu-se acrescentar ao programa sugerido, uma quadra poliesportiva, pois se entende que a região escolhida tem a pratica de esporte como uma das principais atividades, e isto geraria um atrativo a ocupação intensa do centro cultural. No segundo bloco temos o teatro, os dois auditório, e no andar superior, os restaurantes com uma grande praça de alimentação, como apoio ao foyer. No ultimo bloco esta a sala de conferencias, a biblioteca, a sala de exibição e algumas salas de estudos, para possíveis cursos. Embaixo deste está o estacionamento, que segue o mesmo nível, de uma praça externa rebaixada e circundada por uma arquibancada, um espaço flexível onde poder ocorrer feiras, apresentações, e cinema ao ar livre. Em frente a segunda barra há dois grandes espelhos d’agua que levam o transeunte ao saguão principal, e a administração do centro cultural. E em frente ao primeiro bloco tem-se uma pista de skate, que é o principal esporte praticado nessa região, e uma grande torre de caixa d’agua, com ponto de referencia na paisagem horizontal, que o zoneamento permite no local. Outra forma de atrair as pessoas a ocuparem o local, é o uso da cobertura no primeiro e no terceiro bloco, uma como horta comunitária, onde uma pessoa tem um modulo para cuidar e plantar; a outra é um grande deck de lazer com módulos de vegetação, e bancos, com vista para o parque náutico do Iguaçu.
- Sistema Estrutural
Os três blocos tem estrutura distintas, o terceiro são quatro treliças longitudinais que fazem um grande balanço de 30m no final, estas estão em módulos 10m,30, e 10m, criando 3 espaços longitudinais que se mantem nos outros blocos, que são circulação principal, áreas do programa no modulo maior, e áreas de apoio no modulo de 10m próximo. No sentido transversal o modulo é de 10 em 10m. o primeiro bloco é idêntico ao terceiro, exceto pelo balanço.
A estrutura do segundo bloco é composta por grandes treliças apoiadas em dois pontos cada, formando um vão de 50m e saindo em balanço de 10m em uma das partes, elas estão espaçadas entre si em 20,30,20 e 30m, criando os vãos necessários para o teatro e auditório.
Centro Cultural - Projeto Finalista do 9º Concurso CBCA
Published:

Centro Cultural - Projeto Finalista do 9º Concurso CBCA

Centro Cultural - Projeto Finalista no 9º Concurso CBCA de Estruturas em Aço para Estudantes de Arquitetura, Brasil 2016

Published: