Lúcia Lemos's profile

A Pérola Cósmica de Kinryuu - Especial em Mangá de Aika

“Aika Especial – A pérola Cósmica de Kinryuu” foi um projeto de conclusão da disciplina “Técnica e Produção da Imagem – Quadrinhos” (Curso Comunicação Visual Design da UFRJ) ministrada pelo professor André Ramos no segundo semestre de 2014.

O projeto consistia na produção de uma história em quadrinhos de até 16 páginas colorida, a partir de um texto selecionado pelo aluno. Escolhi trabalhar com uma das histórias contada pelos personagens do meu livro “Aika – A Canção dos Cinco”, expandido o universo da saga. No entanto, o professor me desafiou a transformar todo o capítulo onde a história é contada em quadrinho, utilizando algum recurso para separar os mundos e introduzir o leitor no próprio conto narrado.

Trata-se de um momento onde a heroína Aika conta ao coadjuvante Kurikara sobre a história de Kinryuu, um herói antigo e ficcional, que teria sido famoso na década de noventa com seu mangá chamado “A Pérola Cósmica de Kinryuu”. Durante o capítulo do livro (o “Capítulo 13 – Kinryuu”), Aika fala brevemente sobre a primeira aventura do herói. O projeto teve como objetivo mostrar toda a aventura, como se fosse o próprio Kurikara lendo o mangá.

Para isso, os momentos em que os personagens Aika e Kurikara conversam foram coloridos em azul, enquanto os momentos dentro da história do herói Kinryuu foram coloridos em amarelo, como papel envelhecido. A textura e as retículas cinzas são uma referência aos mangás brasileiros antigos, quando a impressão era feita em papel jornal e tinham pouca durabilidade, manchando rapidamente.
Impressão para entrega final do projeto em 2014:
Esboços dos personagens e dragões:
Desenho do logo, inspirado no estilo de grandes animações e quadrinhos japoneses antigos, com os ideogramas em japonês:
O estilo dos personagens é inspirado especificamente nos animes dos anos 80-90, período considerado como a era de ouro da animação japonesa (momento em que ela se expandiu pelo mundo), tornando-se então um mangá colorido.

Como o traço de Aika evoluiu de 2014 a 2016, o projeto teve alguns quadros redesenhados e foi recentemente disponibilizado para os leitores de Aika. 

Leia o mangá completo:
Clique Aqui para saber mais sobre a Saga Aika,
Obrigada!
A Pérola Cósmica de Kinryuu - Especial em Mangá de Aika
Published:

Owner

A Pérola Cósmica de Kinryuu - Especial em Mangá de Aika

"A Pérola Cósmica de Kinryuu" foi um projeto de conclusão de uma disciplina de Quadrinhos da UFRJ. Consistia em adaptar um roteiro para quadrinho Read More

Published: