• Add to Collection
  • Tools Used
  • About

    About

    Uma jovem descobre que seu herói predileto e todo seu mundo mágico existem de verdade. Contudo, seu ídolo corre grande perigo e somente ela poder… Read More
    Uma jovem descobre que seu herói predileto e todo seu mundo mágico existem de verdade. Contudo, seu ídolo corre grande perigo e somente ela poderá salvá-lo. Aika – A Canção dos Cinco é o primeiro livro da saga Aika. Uma obra destinada ao público jovem-adulto escrito e ilustrado por Lúcia Lemos, que mistura fantasia com o universo dos animes e mangás. Conheça o projeto gráfico do livro. Read Less
    Published:
Uma jovem descobre que seu herói predileto e todo seu mundo mágico existem de verdade. Contudo, seu ídolo corre grande perigo e somente ela poderá salvá-lo.

Aika – A Canção dos Cinco é o primeiro livro da saga "Aika". Uma obra destinada ao público jovem-adulto, escrita e ilustrada por Lúcia Lemos, que mistura fantasia com o universo dos animes e mangás. Premiado na plataforma Wattpad e lida por milhares de pessoas, hoje é publicada de forma independente e conta como uma legião de fãs dentro e fora do Brasil.
Capa
A capa do livro foi planejada para o formato 16x23, com lombada de até 3 cm. Desenvolvi uma ilustração sangrada, cobrindo toda a capa de orelha a orelha.  A arte foi feita em tons violáceos, comuns nas capas de fantasia, destacando o movimento do dragão Tsubomi e os principais heróis: Aika (a jovem com a foice) e Kurikara (o herói de Gattai, um homem com asas de Fênix).
A logo e todo o projeto gráfico da saga foram inspiradas no estilo Art Nouveau, devido a forte presença feminina na história e, principalmente, a ligação do estilo com as artes japonesas. O estilo Art Nouveau é muito utilizado nos animes e mangás protagonizados por heroínas e enredos sobre magia. Nas ilustrações de miolo, o estilo é replicado nos pequenos detalhes como o movimento dos cabelos dos personagens, nas flores, nos símbolos dos deuses e da magia e em outros grafismos.
Desenvolvimento da ilustração
Ilustrações de miolo
A ambientação da história alterna entre o Japão atual e o mundo fantástico de Gattai: uma terra mágica onde habitam diversas raças, demônios perseguem os vivos e dragões podem ser extintos a qualquer momento. Para guiar o leitor, a primeira ilustração do livro é um mapa onde são marcados os principais locais por onde passarão os personagens.
O principal diferencial do livro está em suas ilustrações de miolo, onde alguns momentos da história são transformados em mangá. Há uma quebra no texto e o leitor vive uma experiência diferente aos ver os personagens serem retratados como nos famosos quadrinhos japoneses. O livro conta também com um glossário de monstros e algumas artes onde são explicados os deuses e símbolos de Gattai.

As ilustrações ambientadas no mundo de Gattai são em fundo preto, por conta de todo o mistério envolvendo a ele e sua magia. Já a ilustrações ambientadas na Terra, onde a heroína vive, são em fundo branco.
O livro impresso
Para a versão impressa do livro, utilizei a fonte "Fontin" para os títulos, devido aos seus terminais semelhantes aos caracteres asiáticos e a fonte "Crimson" para o texto. A Crimson tem uma ótima leitura e grande altura x, podendo ser usada com o corpo menor, a fim de diminuir o número de páginas e baratear o custo do livro. Ambas as fontes são gratuitas para uso comercial.

O Papel pólen foi escolhido não apenas por ser mais confortável de ler. Sua cor se assemelha a cor do papel dos mangás antigos publicados no Brasil, deixando as ilustrações em mangá mais parecidas com os antigos volumes que comprava quando era mais nova.
O projeto Aika existe há alguns anos, nascido de um estranho sonho quando eu tinha 11 anos. O primeiro livro foi disponibilizado ao público na plataforma Wattpad em novembro de 2015, onde alcançou milhares de leituras e se tornou um dos destaques da categoria fantasia. O projeto é desenvolvido em paralelo as atividades e conhecimentos adquiridos durante a faculdade de Comunicação Visual Design. Além deste livro, existe uma publicação em mangá expandindo um dos capítulos da história, desenvolvida como projeto de conclusão de uma disciplina sobre quadrinhos.

Aika – A canção dos Cinco é publicado pela Amazon Kindle, podendo ser lido em quase todos os dispositivos móveis e também está a venda no Mercado Livre. O segundo livro da saga está em produção e busco o apoio de alguma editora.

Na plataforma Wattpad, o livro está disponível parcialmente e foi um dos premiados no concurso “The Wattys 2016”, o maior concurso de escrita online do mundo, na categoria “Narrativa Visual”, a categoria das obras que misturam texto e imagens.

Para saber mais sobre a saga, acompanhar o desenvolvimento dos livros, conferir extras e ilustrações inéditas, acesse a Página oficial no Facebook.

Para adquirir o livro na Amazon, clique aqui.

Para comprar a versão impressa, clique aqui.

Obrigada