Ricardo Ferreira's profile

Arte em Partes | Art in Parts

Arte em Partes | Art in Parts
Durante a pandemia foi criado o projeto Des_romaria, que visava ser um tributo as Festas de Romaria de Nossa Senhora da Agonia, mais particularmente a sua não realização, e a violência que isso representava para as gentes de Viana, o projecto consistia em convidar artista para criar peças de homenagem a nossa Romaria em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No fim do projecto, sempre quis que tivesse continuação e pensei como ele podia se prolongar, depois de ver uma obra do Marco durante um fim-de-semana, apareceu logo a ideia, desenhei as peças e convidei o Marco para fazer parte do Arte em partes, que na altura ainda não tinha nome.

Apresentei a ideia a Câmara municipal de Viana do Castelo, ao Dr. Vitorino ao Dr. Nobre e o feedback foi muito positivo... Tínhamos um novo projecto. A próxima etapa foi encontrar os locais para a colocação das peças e fui falar com o Sr. Padre Vasco Gonçalves para termos a autorização da peça da Nossa Senhora da Agonia e com O Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia o Eng.º Rui Amorim, ficaram entusiasmados como o que lhes apresentei, assim nasceu o Arte em Partes e a continuação do projecto Des_romaria, que se tudo correr bem vai dar inicio a um mapa de arte urbana em Viana do Castelo, obrigado a todas entidades que sem eles o projeto não tinha nascido.
Projeto de arte urbana Arte em Partes, resulta da junção da Arte Urbana com a tradição da azulejaria. Pretendemos uma abordagem moderna a uma arte Portuguesa de grande projeção, nacional e internacional, vamos criar 5 peça com uma média de 2 mts de altura, criadas com o aproveitamento de vários tipo de azulejos, numa mistura de reciclagem e re-utilização e criação de novos objetos, no âmbito da continuação do projeto Artístico Des_romaria de homenagem as nossas tradições e Romarias, projeto desenvolvido e criado pelo designer gráfico Ricardo Ferreira da Associação Artmatriz (https://www.instagram.com/ricardomiguelferreira/) e o artísta plástico Marco Marinho.
R&F | Ricardo Ferreira | Alquimista Digital, nascido em Lisboa e a viver em Viana do Castelo, trabalha para o mundo (às vezes fisicamente, todos os dias informaticamente). Trabalha como designer para a indústria da Moda e como designer gráfico freelancer. Na alquimia digital procura, com a junção de vários elementos artísticos - a fotografia, o desenho, a pintura e elementos digitais - transformar esses elementos básicos ou incompletos num resultado que acaba por ser mais do que a soma das partes. Vencedor do Concurso internacional de Cartazes para a Romaria de Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo em 2021. Presidente de uma Associação Cultural, a ArtMatriz, que tem como principais valências a Arte (organizando exposições como o mostrART) projetos culturais e a promoção do jogos de tabuleiro modernos (organizando encontros regulares e convenções como o Viana Joga forte e a VianaCon).


Marco Marinho, Nascido em 1977 em Monção (Portugal), cedo despontou nele a aptitude pelo desenho e a pintura. A sua primeira grande influência foi o avô materno, também ele pintor, que lhe inoculou o veneno da arte e um modo particular de ver o mundo.Artista multidisciplinar, cria murais de grande tamanho e executa outros trabalhos com a técnica do trencadís. Viveu em Barcelona, Málaga e Brighton, antes de voltar ao Alto Minho, onde reside actualmente
Arte em Partes | Art in Parts
Published:

Arte em Partes | Art in Parts

Published: