Bruna Gatti's profile

Capas - "Os Anos" e "A Onda" (Pós em Design Editorial)

Em julho de 2022 eu me matriculei na Pós de Design Editorial do NESPE. As capas para os livros "Os Anos" de Annie Ernaux e "A Onda" de Todd Strasser foram feitas como dois dos projetos semanais das aulas de capa no semestre passado:


Os Anos é descrito principalmente como uma autobiografia impessoal, então meu intuito inicial com a capa é deixar um certo mistério, já que a maior parte de seu conteúdo gráfico principal ficou na verdade para a contracapa. O leitor tem então que manusear o livro para ver a imagem completa.
Logo no início do livro a autora fala da efemeridade das situações que acontecem na vida. Diz que, por mais importantes que eles se tornem, esses momentos passam e, eventualmente, são esquecidos. A vida e seus momentos estão aqui retratados pela árvore e seus frutos: árvores são duradouras, seus frutos são efêmeros.
Por fim, um último detalhe que vale a pena apontar é a imagem da fruta cortada ao meio na orelha do livro, ou seja, só pode ser vista por quem abri-lo, que foi também uma forma de fazer alusão à viagem interna que a autora se propõe a fazer em sua narrativa.



A Onda, publicado no Brasil pela Galera Record, é baseado em uma história real, o livro narra sobre um experimento escolar que deu errado. Basicamente um professor, ao ensinar seus alunos sobre autoritarismo, torna-se uma espécie de líder para eles, que seguem todas as suas regras e as extrapolam para além da sala de aula, tornando-se assim um perigo para os demais colegas e até pessoas além da escola.

O conceito principal que eu quis para a capa foi a uniformidade que esse tipo de regime tenta implantar, tanto visual quanto de pensamento. Além disso, quis remeter ao ambiente controlado que o professor pensava ter em sua sala de aula. Procurei usar cores bem chamativas e fora do habitual desse assunto justamente para não cair em clichês do gênero e também com a finalidade de ser convidativo para olhos mais jovens (é um livro juvenil), sem ser ameaçador, imitando o modo com o qual um regime autoritário seduz uma população.

Obrigada! @gatdesign

Capas - "Os Anos" e "A Onda" (Pós em Design Editorial)
Published:

Capas - "Os Anos" e "A Onda" (Pós em Design Editorial)

Published: