Andreza Camurate's profile

Levinha - UX design





Estudo de Caso Levinha

A proposta do case foi identificar um área dentre, as várias, que tenha sido de algum modo impactada pela atual pandemia e propor uma solução.

Assim com algumas pesquisas e conversas chegamos ao tema alimentação saudável.
Buscamos entender a relação entre os hábitos de consumo alimentar com o cenário de pandemia, onde muitas pessoas tem passado mais tempo em casa. O resultado foi que a utilização de aplicativos teve um aumento considerável somado a procura por uma alimentação balanceada, evitando-se o "fast-food". 

Também houve um aumento nas interações de criadores de conteúdo estimulando práticas mais saudáveis , o que pode impactar positivamente na mudança de hábitos.

Por fim microempreendedores do ramo alimentar como restaurantes locais, profissionais que passaram a "cozinhar para fora" e pequenos produtores, viram no cenário de pandemia a oportunidade de terem uma fonte de renda maior, com a oferta de produtos pensados para trazer uma alimentação saudável e saborosa. 

Apesar do campo favorável, encontramos a dificuldade de conexão entre os consumidores com os fornecedores. E decidimos focar a solução do case no consumidor.





Matriz CSD

Optamos por realizar inicialmente Matriz CSD para levantar as principais certezas, suposições e dúvidas com relação ao projeto e alinhar as expectativas do que já sabemos e do que precisamos descobrir, e assim montar um bom roteiro de pesquisa.

Assim separamos nossas pesquisas em três partes:
1 - uma desk research com dados já existentes de outras pesquisas, e informações encontradas na internet
2 - um benchmarking para avaliar as soluções já existentes no mercado e levantar insights para o projeto
3 - e por fim uma pesquisa quantitativa obtendo 107 respostas seguindo de uma pesquisa quantitativa com 5 potenciais consumidores. 

Abaixo é possível ver alguns dos resultados obtidos.



Benchmarking

Foi analisado 3 empresas sendo duas mais focadas em uma alimentação saudável e uma é um delivery amplamente utilizado.


​​​​​​​


Após realizar as pesquisas compilamos e organizamos os fatos encontrados, chegando em Insights muito importantes para o segmento do projeto.

Um ponto muito importante descoberto foi a grande incidência de comentários e reclamações sobre a dificuldade de encontrar alimentos que não foquem apenas em hábitos saudáveis ou opções alimentares como o veganismo e o consumo de orgânicos, mas que também atendam restrições alimentares de pessoas diabéticas, lacto intolerantes, celíacas etc. O relato é de que várias vezes o consumidor com restrições desiste da compra por não ter acesso detalhado aos ingredientes usados na receita.



Top Insights




Persona

A partir disso geramos 3 personas com pontos frequentes encontradas nas pesquisas, como a busca por uma alimentação melhor mas sem perder o prazer de algo saboroso, a correria do dia a dia mesmo em um cenário atípico e a dificuldade de encontrar variedades de comidas tendo alguma restrição alimentar.


Crasy'8s

Com o problema de pesquisa definido, os insights e público alvo levantados e perguntas respondidas, partimos para a ideação de soluções. Inicialmente por meio de uma rodada de Crasy'8s, com o intuito de gerar ideias sem muita regra.



Análise Moscow

Então a partir das ideias geradas e os problemas anteriormente levantados, realizamos uma análise Moscow para mapear o que seria priorizado ou desconsiderado, entendendo quais ideias têm mais valor pro usuário mas que também se mantém viável para o negócio. E assim definimos nosso foco do problema e qual solução utilizaríamos, que neste caso foi um aplicativo delivery, focado em uma alimentos saudável e pensado para a inclusão de pessoas que possuem restrições alimentares.



User Flow

Mapeamos então um primeiro mapa de ações pelas quais o consumidor precisa passar para chegar ao objetivo de saborear sua comida.





Wireframe

Depois seguimos para a criação de um wirefame com as ações primárias. Validado por meio de um teste de baixa fidelidade utilizando o MarvelApp.

O desafio apresentado foi: "Realize seu cadastro e faça a compra de um produto".

E as métricas foram: 
- Quanto tempo o usuário levou para realizar a tarefa;
- Se ele seguiu pelo caminho idealizado;
- Se tentou utilizar o campo de pesquisa ou filtro;
- E quantos usurários não conseguiram realizar a tarefa.

Esse teste nos retornou relatórios importantes:
100% dos usuários conseguiram finalizar a tarefa; 
A média de tempo para conclusão foi de 50 segundos;
Alguns caminhos diferentes foram utilizados deixando em foco um grande percentual de cliques no campo de busca.




No meio do caminho nos deparamos com problemas que poderiam ocorrer durante a experiência dos consumidores e então avaliamos possíveis prevenções para cada.


Style Guide

Enfim começamos a desenvolver o guia de estilos do aplicativo com a definição de cores, família tipográfica, componentes e iconografia.




A partir daí, utilizamos os resultados alcançados e começamos a prototipação para melhor entendimento da experiência como um todo.  . 
Você consegue visualizar abaixo as telas principais do consumidor.

Testes de Usabilidade

     Para medir a eficácia da solução gerada, realizamos um teste de usabilidade observando a utilização em si do protótipo e recolhendo feedbacks para futuras melhorias.

A proposta de um filtro para especificar a busca da comida desejada foi muito bem aceito, sendo um dos principais recursos utilizados;

As perguntas iniciais incluídas no cadastro tem o intuito de já fazer uma personalização do aplicativo ao perfil do usuário e foi bem recebida tendo um índice de 98% de interação e respostas.

Observamos que a utilização de ícones ajuda muito a agilizar as buscas sem a necessidade de ler descrições escritas. O recurso foi utilizado para alguns pontos como preço, satisfação e se o alimento é vegano ou orgânico, mas sentimos que podem ser mais exploradas para outras classificações, sempre tomando o cuidado de serem reconhecíveis.

Entendemos a necessidade de poder cadastrar ou informar tipos de restrições alimentares que não estejam na lista e observar a frequência de recorrência para cada uma, com o intuito de avaliar quais são mais procuradas e providenciar maiores variações de alimentos pensados para o nosso consumidor.

Os usuários trouxeram novamente o desejo por uma comunidade onde fosse possível compartilhar dicas de alimentação, lugares experiências.

Considerando a usabilidade e a jornada dentro da aplicação, não houveram problemas ou dificuldades, todos os usuários interagiram da forma projetada, e chegaram rapidamente ao objetivo de cadastro, pesquisa compra e acompanhamento.



Considerações e Aprendizados

Após uma intensa semanas de projeto, alcançamos um resultado interessante, com um aprendizado profundo sobre o mercado, o problema, os usuários e a solução. 
Mas sabemos que esse foi só o começo, precisamos evoluir a usabilidade, aplicar a jornada e pesquisas aos fornecedores e concluir as demais telas para futuros testes, implementações e melhorias. Assim como olhar para questões básicas de um plano de negócio que vão além de um projeto de design, como a logística de entregas, estratégia de preço, captação dos fornecedores, planejamento de marketing, entre outros.

Esse desafio só foi possível com a ajuda da Fayra Miranda e Juliana Sabino integrando junto comigo o Squad do curso de Ux da CelLep.

Levinha - UX design
Published: