Anna Clara Melandis's profile

Blog post - Capital de Giro

O que é capital de giro e como calcular

Saiba as formas de você preservar o seu capital de giro e aprenda a usá-lo com mais consciência no seu negócio.
Quando pensamos em abrir uma empresa, precisamos ter em mente que uma reserva financeira é primordial, pois é ela que vai segurar as pontas enquanto os lucros crescem. 

O capital de giro também será o recurso que pagará as contas principais, aquelas que não podem ser postergadas. Muitos empresários ainda têm dúvidas de como gerir esses valores e como cortar gastos que realmente façam a diferença no crescimento do empreendimento.

Sabendo da importância do assunto, trouxemos alguns pontos importantes para que você se prepare da melhor maneira.

O que é capital de giro?

Vamos entender primeiro o que é capital de giro. Trata-se de uma reserva de dinheiro que as empresas têm para arcar com custos excepcionais e fixos. Esse valor é necessário para que o negócio consiga se manter até os investimentos darem mais retorno e mais margem de lucro.

Os recursos podem estar alocados nas contas a receber, no patrimônio da empresa, nos valores investidos em ações ou na conta bancária.

Quais os tipos?

Capital de giro líquido: os valores nesse caso correspondem a tudo aquilo que pode se tornar dinheiro em curto prazo. O patrimônio da empresa, citado acima, é um exemplo.

Capital de giro negativo: acontece quando você tem mais passivos circulantes (ou seja, empréstimos e financiamentos, por exemplo) do que ativos (valores a receber que se somam ao capital de giro).

Capital próprio: são todos os recursos que fazem a organização funcionar sem que seja necessário acionar outros valores.
Entenda como calcular o capital de giro

O capital de giro vai variar bastante em função das despesas da empresa, do volume de vendas, dos pagamentos (se estão em dia ou atrasados), das compras, entre outros fatores.

Para que o cálculo fique correto, é preciso que o processo esteja claro e que não haja brechas. Para determinar melhor a quantia do capital de giro, precisamos saber o ativo e o passivo circulante, pois são esses números que vão compor nosso resultado.

Ativo circulante: tudo o que pode se tornar dinheiro para a empresa.

Passivo circulante: obrigações financeiras que precisam ser pagas em curto prazo.

Após identificar esses valores, aplique a fórmula:
Capital de giro = ativo circulante – passivo circulante
Tenha esses números sempre atualizados para que a sua empresa não tenha surpresas ou problemas no caso de imprevistos.

Formas de aumentar seu capital de giro

Manter essa reserva não é uma tarefa fácil, pois requer muita disciplina e organização por parte da administração do empreendimento.

Além de nunca deixar de acompanhar de perto cada movimentação financeira, seja de compra, seja de investimento, existem algumas dicas para ampliar esses recursos. Veja só:

Não utilize o capital de giro como investimento
O capital de giro é uma reserva, portanto não é indicado que você invista esse valor. Utilize parte dos lucros para movimentar as atividades da empresa, por exemplo.

Peça empréstimos com estratégia
Toda ação feita dentro das organizações precisa ser pensada com muita cautela para que não ocorram prejuízos no futuro.

Quando precisar investir ou até mesmo expandir o seu negócio, os empréstimos e os financiamentos podem ser uma ótima opção para não mexer na reserva da empresa.

Revise seu orçamento

Levantar a hipótese de tirar dinheiro do capital de giro, por exemplo, é um sinal de que algo não está saindo como o planejado. Se isso já tiver acontecido com você, chegou o momento de revisar as despesas e verificar a possibilidade e a necessidade de cortar custos que esteja extrapolando o orçamento.

Como a terceirização do serviço de frotas ajuda na preservação do capital de giro
Muitas vezes, não enxergamos que algumas áreas, em vez de trazerem lucro, estão prejudicando a saúde financeira da organização.

Nesse sentido, a gestão de frotas próprias é um gargalo de despesas que costuma passar despercebido pela administração do seu negócio.

Ter veículos próprios contribui para um subaproveitamento do tempo dos funcionários, pois, com a terceirização, eles poderiam se dedicar a demandas mais estratégicas para o seu empreendimento.

Além disso, os recursos investidos em manutenção, documentação e multas dos próprios veículos, por exemplo, podem afetar diretamente as economias da sua instituição.

Gostou desse conteúdo? Entenda mais sobre as vantagens de terceirizar a gestão dos veículos da sua empresa!
Blog post - Capital de Giro
Published:

Blog post - Capital de Giro

Published:

Creative Fields