Anna Clara Melandis's profile

Saiba as principais competências do gestor de frotas

Gerente de frota: saiba quais são as principais competências para esse papel

Entenda como funciona o dia a dia do gerente de frota e como ele pode alavancar os lucros da empresa.
Muito mais do que um simples administrador de centro de custo, o gerente de frota tem o importante papel de traçar estratégias que aumentem a produtividade da sua equipe e de toda a empresa.

Ele tem a responsabilidade de fazer daquele setor um ponto de lucro para a organização, e não apenas de gastos com manutenção, reparos e burocracias.

Entenda mais sobre o papel do gerente de frotas no dia a dia das empresas.

Qual é o papel de um gerente de frota?

Com o passar dos anos, esse papel foi se expandindo. Antigamente, o seu único dever era manter os carros na rua, funcionando e cumprindo as demandas operacionais.

Hoje em dia, muito mudou, pois, além de traçar rotas que atendam os clientes com eficiência, por exemplo, é preciso pensar em trazer qualidade para os serviços. Isso inclui pensar em estratégias que reúnam todas as forças da empresa para chegar ao objetivo maior.

O gerente de frotas hoje é visto como um cargo estratégico, que gera impacto diretamente nos resultados do negócio.

Quais são as principais competências de um gerente de frotas?

Poderíamos deixar uma lista enorme de competências que um profissional requer para ocupar esse posto, mas há uma base na qual ele precisa se encaixar para desenvolver um bom trabalho.

Organização nos processos: para gerir uma equipe de condutores, definir rotas e lidar com questões burocráticas, é necessária uma organização implacável, para que as informações não se confundam nem se percam.

Planejamento: é preciso estar atento! Muitas vezes, o gerente de frota tem que tomar decisões rápidas, por isso ele deve ter planos de curto, médio e longo prazo, para reparar danos que possam acontecer.

Liderança: um bom líder edifica a sua equipe! É preciso pulso firme, sabedoria e muita resiliência para lidar com as ocorrências diárias. Por isso o gerente de frota precisa estar preparado para esse trabalho.


Quanto ganha um gerente de frotas e qual é a formação necessária?

Para exercer esse papel, é necessário ter conhecimentos de gestão, organização e finanças. Alguns cursos superiores possuem em sua grade essas matérias, o que abre caminhos para assumir o cargo.

Entre as principais possibilidades de cursos, estão:

Administração
Gestão Comercial
Recursos Humanos
Gestão Financeira
Engenharia de Produção

Essas opções vão nortear você que tem a pretensão de gerir equipes e frotas.

Segundo consulta feita no site Glassdoor, a média salarial para gerente de grandes organizações no ano de 2023 é de R$ 12.000.

Recentemente, nosso diretor executivo de frotas falou sobre a importância de estar sempre atualizado no mercado e trabalhar para aumentar os lucros e ter um bom desempenho

Quais são os desafios enfrentados pelo gerente de frotas?

O dia a dia da gestão de frotas não é fácil. Existem muitas intercorrências que precisam da sua atenção total, como:

Burocracias com documentação, impostos
Traçar rotas inteligentes
Manter a harmonia da equipe
Controlar o custo de combustíveis
Gerenciar as manutenções
Gerir multas e outros imprevistos com os veículos/condutores

Por isso é necessário que o gerente da frota tenha controle das suas atividades, para que nada saia do esperado. E, caso aconteça, ele já vai possuir um plano de contingência para isso.

Hoje em dia, a tecnologia está a favor da gestão, pois existem inúmeros programas que auxiliam na rotina da empresa, como a própria telemetria veicular. Então esteja sempre atualizado com as tendências do mercado.
Gostou do conteúdo? Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de tudo sobre gestão de frotas. Você sabia, por exemplo, que a terceirização de frotas pode ser uma aliada do gerente

Saiba as principais competências do gestor de frotas
Published:

Saiba as principais competências do gestor de frotas

Published:

Creative Fields