FÁBIO MAIA GUZENSKI's profile

PARQUE ASSIS BRASIL - Plano Urbanístico

 
 
O NOVO PARQUE ESTADUAL DE EXPOSIÇÕES ASSIS BRASIL
Plano Urbanístico
 
 
 
Arquiteto: Fábio Maia Guzenski
Ano: 2012/2013
 
 
 
 
O presente trabalho foi desenvolvido dentro da empresa M.Stortti Business Consulting Group, na qual desempenhei o papel de arquiteto responsável pelos estudos arquitetônicos e urbanísticos.
 
O estudo tem como objetivo apresentar um Plano Urbanístico propondo novos usos as áreas remanescentes do Parque Assis Brasil, bem como a revitalização dos espaços existentes, especialmente aqueles destinados à feira EXPOINTER.
 
O Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB) localiza-se dentro do Município de Esteio. Está em uma área privilegiada da região metropolitana de Porto Alegre, distando 15 km do Aeroporto Salgado Filho, como também a 20 km do centro da capital, conforme imagem abaixo:
 
 
Abaixo é possível observar uma imagem mais próxima do PEEAB: 
 
SITUAÇÃO ATUAL
 
Na imagem abaixo, podemos identificar as principais características da área de influencia urbana. O Parque Assis Brasil está posicionado em uma área de expansão da Cidade de Esteio, fazendo assim, a interface entre a cidade consolidada e a futura urbanização.
 
Este contexto impõe ao PEEAB a necessidade de transformação. A revitalização da área, dentro de uma visão urbanística, visa o acompanhamento do desenvolvimento previsto para a região.
 
ACESSOS
 
A implantação da BR-448 impulsionará o desenvolvimento da porção oeste de Esteio. Esta rodovia irá definir o novo limite da cidade, que se expandirá no entorno do Parque. Com a implantação do trevo de acesso da BR-448, a cidade, assim como o Parque, terá uma nova porta de entrada. A ligação do trevo com a Av. Celina Chaves Kroeff irá intensificar o fluxo de veículos ao longo desta via, o que elevará a importância desta fachada do Parque.
 
Abaixo podemos identificar os principais acessos ao Parque:
 
 
IMPLANTAÇÃO ATUAL DO PARQUE ASSIS BRASIL
 
A implantação atual do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil foi elaborada a partir do levantamento de dados em campo, imagens aéreas e levantamento fotográfico de todas as dependências da área. A implantação desenvolvida serviu de base para o estudo do Plano Urbanístico do Parque.
 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
 
Com a identificação através de cores das principais atividades desenvolvidas dentro do Parque, podemos fazer uma melhor leitura do zoneamento de áreas, ou da falta dele. Fica caracterizado que, apesar da pouca existência relativa de atividades, há uma má distribuição interna. Tal heterogeneidade evidencia uma situação conflituosa entre atividades quando estão colocadas lado a lado.
 
PREMISSAS DO PLANO URBANÍSTICO
 
O Plano Urbanístico do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil – PEEAB tem como pré-requisito a formulação de diretrizes de organização espacial para orientação dos projetos básicos e executivos e das obras de implantação de um complexo urbanístico-arquitetônico de múltiplo uso destinado à realização de feiras, exposições e eventos de médio e grande porte.
 
O Plano Urbanístico baseou-se em análises de mercado, estudos de ambiente e urbano gerando os seguintes princípios norteadores do conceito da proposta:
 
 
- REORDENAÇÃO DOS FLUXOS DE VISITANTES E MAIOR LEGIBILIDADE DOS PERCURSOS
 
- ZONEAMENTO DE ÁREAS EM UNIDADES OPERACIONAIS PASSÍVEIS DE REAGRUPAMENTO
 
-ACESSIBILIDADE DE VISITANTES
 
- INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA ENTRE DIFERENTES ATIVIDADES QUE FACILITE A IMPLANTAÇÃO EM ETAPAS, BEM COMO A MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CONTROLE
 
- MELHOR UTILIZAÇÃO DAS ÁREAS REMANESCENTES DENTRO DE UMA CONCEPÇÃO UNITÁRIA
 
-CONSIDERAÇÃO DOS CONDICIONANTES FÍSICOS NATURAIS E CONSTRUÍDOS
 
-VALORIZAÇÃO DOS FATORES AMBIENTAIS E PAISAGÍSTICOS
 
- INTEGRAÇÃO DA ÁREA COM OS EQUIPAMENTOS DO ENTORNO DA REGIÃO E COM O SISTEMA DE MOBILIDADE
 
- SUSTENTABILIDADE QUE CONTEMPLE OS TRÊS FATORES: SOCIAL, ECONÔMICOEAMBIENTAL
 
 
Dentro da área existente, conceitualmente se adotou o desenvolvimento do projeto em torno de três grandes núcleos que são as raízes do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil:
 
Abaixo é possível visualizar o MAPA SÍNTESE DO PLANO URBANÍSTICO. O desenho reflete o novo zoneamento de usos. 
 
IMAGENS ILUSTRATIVAS DO PLANO URBANÍSTICO
 
GABARITO DAS VIAS NOVAS
 
GABARITO DAS VIAS EXISTENTES
 
PLANOS URBANÍSTICO
PARQUE ASSIS BRASIL - Plano Urbanístico
Published:

PARQUE ASSIS BRASIL - Plano Urbanístico

Plano Urbanístico desenvolvido ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil

Published: