Camila Braga's profileCamila Baratieri's profile

Biombo interativo Nô

Projeto acadêmico desenvolvido por Camila Baratieri e Camila Braga, para a disciplina de Prática Projetual VI, da UDESC.
Antes de o tema ser definido, foi aplicada a ferramenta de design "Character Profile" - consiste na criação de um personagem fictício, e aborda sua história, personalidade, rotina, gostos e o que mais for relevante, através de recortes de revistas, fotos e textos.
 
O estudo de caso é referente a Mário Takedo, um senhor de 75 anos com descendência japonesa, viúvo há 10 anos. Engenheiro agrônomo, atuou na área até se aposentar e abrir uma floricultura no bairro da Liberdade, em São Paulo, próximo ao apartamento onde mora. Leva uma vida simples e solitária, e dentre as atividades que pratica estão caminhadas e natação. Viaja sempre que pode para lugares não turísticos, onde vive a cultura local e de onde leva sempre uma pedrinha para sua coleção, em memória da experiência vivida no local.
"Estímulo aos sentidos" foi o tema geral, e no caso específico foi associado ao conceito "relembrar é viver", devido à bagagem histórica e cultural do personagem.
Como solução, desenvolveu-se um biombo interativo.
O mobiliário é constituido de 3 módulos: fios, prateleiras e quadro negro.
Todos têm o mesmo quadro estrutural, feito de madeira cerejeira e encaixes com espiga, e são articulados entre eles com dobradiças invisíveis.
Desenvolveu-se um modelo representativo, em escala 1:10.
Este projeto recebeu o primeiro lugar na disciplina de Prática Projetual em Design Industrial VI, na premiação da Semana de Projetos da UDESC em 2012.2
Biombo interativo Nô
Published:

Biombo interativo Nô

Biombo modular com interação usuário-produto.

Published: