Camila Braga's profileCamila Baratieri's profile

Campanha Qualy

Campanha publicitária fictícia para a marca de margarina Qualy, realizada por Camila Baratieri e Camila Braga para a disciplina de Gestão do Design I, da UDESC.
 
Junho 2012
Foi proposto o desenvolvimento de uma campanha promocional para a marca, cuja temática fosse referente à qualidade de vida e hábitos sustentáveis.
A intervenção deveria abranger alterações no formato atual da embalagem: um convencional pote retangular (o mesmo das margarinas concorrentes analisadas), mas mantendo sua identidade.
O público atualmente atendido pela Sadia com a margarina Qualy são as típicas famílias brasileiras de classe-média. Seus discursos e publicidades enfatizam essa mensagem, vinculando imagens de famílias e casais felizes, em uma vida supostamente equilibrada e conservadora. As promoções também mostram o direcionamento para o mesmo público.
Neste contexto, quem faz a escolha da marca nos supermercados é, normalmente, a dona da casa - a mãe de família, no caso.
A ação promocional proposta visa ampliar esse público consumidor. Isso significa que estas famílias e mães continuarão a consumir a margarina, mas o objetivo é atrair compradores mais jovens, que não necessariamente se enquadram no estereótipo da família feliz e de seus cafés da manhã. São pessoas que muitas vezes moram sozinhas, têm rotinas corridas, e conciliam trabalho e estudos em um ambiente urbano cada vez mais caótico, e ainda assim valorizam a qualidade de vida.
O hábito de consumir margarina deveria ser, então, incorporado por livre escolha no dia-a-dia destes jovens em quaisquer refeições do dia, bem como outros hábitos saudáveis: prática de atividades físicas e sociais, por exemplo. 
O conceito da promoção é mostrar um lado diferente sobre quem consome margarina, e neste sentido a quebra de expectativas é o artifício utilizado para chamar a atenção daqueles que não costumam se interessar pelo alimento. Outro fator importante é que a promoção estimule efeitos positivos no dia-a-dia, e não uma fuga momentânea da realidade, e por esse motivo não se optou por oferecer viagens ou brindes, por exemplo.

Foi feito um levantamento das atividades físicas mais praticadas pelos jovens, atualmente. A pedalada figura como uma das principais, e o trânsito caótico das grandes cidades indica uma tendência crescente ao uso das bicicletas como veículo de transporte e lazer. Em outros países, o sistema de bicicletas coletivas já é bastante difundido e utilizado, com sucesso. 
Inspirado nestes casos, criou-se um sistema de bicicletas coletivas para Florianópolis: o MOB.
O sistema conta com basicamente alguns terminais nos principais pontos da cidade de Florianópolis, os quais disponibilizam uma frota de bicicletas amarelas exclusivas e confeccionadas pela Sadia.
Para usufruir do serviço, os cidadãos precisariam comprar uma embalagem especial desenvolvida pela Qualy, dentro da qual haveria um código. Este código seria usado para pontuar na página da Qualy na internet, na qual cada pessoa deveria se cadastrar com um login. Assim, os códigos seriam convertidos em pontuação, que por sua vez seria convertida em horas de pedalada - embalagens de 250g dariam direito a 1 hora de pedalada, e as de 500g dariam 3 horas.
Os terminais possuiriam um sistema único, cada um com um computador para que o usuário consulte sua situação e tenha o devido acesso. Além da integração das regiões da cidade, conforme os indivíduos pedalam com a bicicleta, aumentam a visualização da marca Qualy, e permitem sua associação com uma imagem positiva, que incentiva hábitos saudáveis e sustentáveis.
Prancha explicativa e cartazes de divulgação para veiculação em revistas e outros meios.
Campanha Qualy
Published:

Campanha Qualy

Campanha de promoção fictícia para embalagem de margarina.

Published: