Mai Saraiva's profile

Cartas de Jogar . Trabalho de Conclusão de Curso 2007

 
Moda / Fashion design
O DESIGN INVISÍVEL DAS CARTAS DE JOGAR
Resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso / Universidade Federal da Bahia - Dez/2007

"Você com certeza já viu um baralho. Mas será que realmente prestou atenção aos detalhes visuais? O design de cartas de jogar, assim como o de outros artefatos gráficos considerados ‘descartáveis’, costumam passar despercebidos aos olhos de seus usuários."  (CARDOSO, Rafael (org). Design brasileiro antes do design,  O. Aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo, Cosac Naify, 2005)
 
Criação e desenvolvimento de coleção de moda inspirada nos baralhos brasileiros produzidos pela COPAG (Companhia Paulista de Papéis e Artes Gráficas) fundada em 1908. Criação das estampas + Styling de Moda para ensaio fotográfico. 
 
 
 
As cartas de jogar, desde o seu surgimento até hoje, fazem parte da história do design gráfico. Analisando um baralho, pode-se perceber suas impressionantes formas, a riqueza de detalhes, cores e padrões. Por terem se tornado objetos de uso constante, seus detalhes gráficos e sua importância histórica passam despercebidos e esse fato se deve, principalmente, à questão dos padrões gráficos estabelecidos para este jogo. Com a preocupação em manter a tradição e evitar o risco de fraudes, um baralho aparenta ser igual ao outro, o que contribui para sua “invisibilidade”.
 
A maneira encontrada para chamar atenção às cartas de jogar, foi inserir seus desenhos numa coleção de moda, transformando-os em estampas e adaptando modelagens para seguirem as formas encontradas nas cartas do jogo.
 
Muito já foi feito usando o baralho como tema, mas nesta coleção pretende-se destacar os detalhes gráficos que são muito pouco explorados, fugindo dos ícones massificados.
 
 
 
 
 
Obrigada! / Thank you!
Cartas de Jogar . Trabalho de Conclusão de Curso 2007
Published:

Cartas de Jogar . Trabalho de Conclusão de Curso 2007

Resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Design pela UFBA - Dez/2007. Criação e desenvolvimento de coleção de moda + Estamparia + Styling d Read More

Published:

Creative Fields