Coleção Favela . Prêmio Riosul de Novos Estilistas 2010
291
16
5
Published:
  • Add to Collection
  • About

    About

    Coleção de moda com inspiração nas favelas cariocas para o concurso promovido pelo Shopping RioSul em 2012, para novos estilistas.
    Published:
 
 
Concurso promovido pelo Shopping RioSul, no Rio de Janeiro, em comemoração aos seus 30 anos, para novos estilistas. Tema: Rio de Janeiro. 120 inscrições, apenas 18 finalistas divididos em 2 categorias (masculina e feminina). A premiação aconteceu no dia 14 de Outubro de 2010.
 
Coleção Favela
 
A inspiração veio das texturas, dos modos e dos habituais objetos da vida em comunidade: pegadores de roupa, pipas, funk carioca, graffiti e a própria favela com suas linhas geométricas e volumes unidos numa equilibrada desordem. Estampas exclusivas, produzidas pela nova estilista Mai Saraiva, destacam-se neste desfile apresentando uma proposta gráfica, sensual, feminina e muito carioca.
 
Curiosidades
 
• Mai foi a única baiana a participar do concurso e ficou entre as três finalistas da categoria Feminino.
• Para aprimorar seu projeto, ela foi morar no Rio de Janeiro, onde mergulhou na cultura da favela e do estilo carioca para apresentar na passarela uma coleção fiel às suas inspirações, anulando seu olhar "estrangeiro".
• A produção de todas as peças - da modelagem até os bordados - foi feita por profissionais cariocas.
 
Release
 
A favela apresenta-se como uma fatia singular no imenso caldeirão da cultura carioca. Responsável por polêmicas discussões políticas, ela conquistou seu lugar na moda, no comportamento, na música e no mundo com muita autenticidade.
 
Na favela é sempre verão, é sempre quente. Garotas da laje, caixa d'água, varal. As roupas decotadas, coloridas e justas encontram lugar no armário o ano todo e a montação para os bailes funk é um mix de sensualidade e sexualidade. Mulheres abusam dos brilhos, fendas e sobreposições e se jogam ao som da linguagem de seu povo.
 
As cores da coleção são as mesmas que enfeitam as paredes das casas e seu ricos grafittis: azul, verde, amarelo, rosa, preto e vermelho.
 
As estampas destacam pequenos detalhes da vida em comunidade, com pegadores de roupas, pipas e sua geometria colorida que enfeitam o céu, graffiti e a própria favela, que surge num macacão de lycra com sobreposição de blusão preto transparente com bordados brilhantes, perfeito para o look noite de quem carrega sua origem em cima do salto. 
 
Meu desfile
Vídeo do evento
Créditos:
 
Apoio: Este projeto teve apoio da Stamparia Digital.
Fotos: Igor Bittencourt, Hilnando Mendes, Ricardo Gama