Luis Ricardo's profile

Sinalética. Universidade Lusíada do Porto

O conceito é a pura definição de design inclusivo, ou seja, criar uma sinalética feita para todos. Concepção de produtos usáveis por todos nós, independentemente da idade, aptidão, ou dimensão física (perdas de autonomia ou algum tipo de deficiência).
 
O conceito gráfico é simples, e responde aos problemas não só do cidadão comum, mas das pessoas invisuais, daltónicos e analfabetos. A iconografia criada, é perceptível e de fácil associação, tornando o processo de reconhecimento do local rápido e eficaz. As placas de sinalética são compostas por uma cor associada a um local, cor essa que serve de guia, através de listas com relevo colocadas no pavimento para que indique o caminho. O Braile terá a mesma tonalidade da placa para que não interfira na estética, mas terá relevo para que seja perceptivel aos invisuais. As placas indicatórias são divididas em três níveis, o primeiro relaccionado com locais abrangentes, o segundo com os locais específicos e um terceiro denominado de direccionais, que indica os caminhos a seguir. Estas placas em relação á escala humana têm um dimensão de 1,65, que estão de acordo com as normas do design inclusivo.
Sinalética. Universidade Lusíada do Porto
Published:

Sinalética. Universidade Lusíada do Porto

O conceito é a pura definição de design inclusivo, ou seja, criar uma sinalética feita para todos. Concepção de produtos usáveis por todos nós, i Read More

Published: