Showcase & Discover Creative Work

Ricardo Ponte

Coimbra, Portugal
Nome: Ricardo Ponte

Profissão: Director Singular Look

Formação base: Licenciatura em Ciências da Informação

Sou natural de Moçambique embora viva desde muito novo em Portugal, mais precisamente em Coimbra. Foi também muito cedo que decidi o que queria ser e ter. A minha formação começou por ter uma componente prática e técnica muito grande, o que me permitiu desde logo contactar com o mundo empresarial. Dessa forma a minha percepção de como funciona o mercado e como superar as suas exigências tornaram-me um perfeccionista – as pessoas com quem trabalho chamam-me um “chato”.

Através do Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra, no Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, desenvolvi os skills necessários para estagiar e sentir a responsabilidade de cada imagem captada – cultura visual. Ambicioso como sou quis aprender mais, apostei na licenciatura em Ciências da Informação. Durante o segundo ano trabalhei como operador de câmara e régie (onde tinha como principais responsabilidades: controlo de imagem, disparador de VT’s e de oráculos, misturador, iluminação, som) para a TV Saúde. Daí até começar a trabalhar para a TVI, como operador de câmara para peças jornalísticas, foi um pulo.

Posteriormente enveredei pela área comercial da TMN Empresas. Esta experiência permitiu-me solidificar os meus objectivos e criar a minha empresa, que contou com o apoio do Instituto Pedro Nunes, a Entropia.

No ano passado convidaram-me para dar aulas na Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, os meus alunos já se aperceberam da forma como trabalho…

Por fim, a minha experiência profissional e pessoal conduziram-me até aos profissionais com os quais trabalho neste momento, tendo criado a Singular Look com o objectivo de me manter fiel ao que mais gosto de fazer – “produção de imagem, comunicação e audiovisual”.

Work Experience

Singular Look

Director de fotografia

Coimbra, Portugal