Urban Renewal . Bragança

  • 128
  • 4
  • 0
  • Urban Renewal
    Urban Renewal, Traffic orgenization and Main square redesign . 2006
  • O carácter formal da Avenida João da Cruz, bem como, da Praça Cavaleiro de Ferreira érazão de um tempo em que a necessidade de imprimir carácter urbano, dimensão euma nova estrutura, originaram um tipo de crescimento descontextualizado, tantopela forma como pela função.
    É uma intervenção marcada por umaépoca, que imprime uma solução-tipo e uma dimensão ultra-urbana, relegando opeão (razão de ser da urbe) para a tangente ao edifício.
    Da necessidade de contrariar estaforma de viver a cidade promovemos uma solução que permita ao Peão viver nocentro e não na periferia desse espaço.
    Verifica-se que:
    Tanto a Praça Cavaleiro deFerreira é um espaço urbano vazio funcionando apenas como cenário formal e semprograma;
    Bem como, a Av. João da Cruzsofre da inevitável monumentalidade, que com uma placa central inútil, relegapara exíguos passeios o Peão, mantendo o trânsito sobre vias pouco definidasque permitem a circulação e estacionamento sem regras precisas.

    a) A Praça Cavaleiro Ferreira como espaço central na cidade, pende para o vazio,não exerce uma acção centrípeta sobre os fluxos periféricos.

    Para promover a ocupação desteespaço, tratando-se de um local privilegiado, a solução prevê a construção deum equipamento bipolarizado café/esplanada, sobre a mesma plataforma da Praça,aumentando a sensação de intimidade, com condições excepcionais de abrigo esombra.

    b) Uma vez que nem a placa central da Av. João Cruz tem qualquer utilizaçãoprática nem os passeios perfil para albergar o fluxo de peões junto ao comérciona sua frente construída, definem-se com exactidão cada uma das funções dosistema que compõem a totalidade do perfil, o espaço para o Peão, a via decirculação automóvel e respectivo estacionamento.