Giovana Facione's profile

Telefone com Fio - Intelbras S/A

Projeto de Telefone com Fio
O produto foi nomeado como Tc20 Intelbras S/A

O Tc20 foi o primeiro telefone desenvolvido internamente pela equipe de P&D Design da empresa Intelbras S/A. Anteriormente os projetos de produto tinham o serviço de design terceirizado por escritórios de diversos lugares do Brasil.
O projeto surgiu da necessidade de substituir o modelo de telefone com fio Gôndola presente no mercado a mais de 20 anos e com uma história de sucesso. O desafio foi substituí-lo agregando melhorias no processo de fabricação e na sustentabilidade, criando um novo produto de excelência em design e engenharia. 

O lançamento do produto ocorreu no ano de 2008 e hoje atinge o número de vendas de 50.000 peças/mês, todos distribuídos em mais de 8.000 pontos de vendas espalhados por todo país.
O Tc20 está disponibilizado em 8 cores, esta definição surgiu de pesquisas, estudo de cores, estudo de materiais e tendências.
Sua embalagem foi projetada com o intuito de facilitar o processo produtivo durante a montagem do produto na embalagem, otimizando o processo. além disso foi avaliado o melhor aproveitamento de área para transporte do maior número possível de embalagens por palete. 
Diversos testes foram realizados com o fio de garantir a integridade e preservar o máximo possível as características de textura, estética e funcional do produto, evitando desgastes antes mesmo de chegar ao consumidor.
Sua forma permite explorar diversas configurações durante a exposição da embalagem na gôndola dos mais diversos pontos de venda. Isso permite mais visualização do produto no ponto de venda a acessibilidade das informações do produto pelo consumidor.
[ Créditos: equipe Intelbrás S/A ]
O telefone TC 20 foi desenvolvido a partir da necessidade de substituição do atual telefone sem fio residencial Gôndola Intelbras, este produto possui uma boa aceitação do mercado, no entanto, precisava renovar seu design. Como trata-se de um produto de baixo custo (vendido por R$ 24,90), passou por reduções de matéria prima, cerca de 30% menos de material plástico e reduções de custo no processo de fabricação. Um dos diferenciais do produto foi a utilização de cores apenas na base, o telefone passa a ser um objeto de desejo, tornando-se um produto de decoração.
 
The TC 20 telephone was developed to replace the current cordless phone made by Intelbras. The product met with ready acceptance in the market but needed more modern and attractive design. As a low-cost product (sold for R$ 24.90), raw-material costs were cut by using some 30% less plastic and streamlined manufacture. One of the product's differentials was the use of colors for the base only; the phone started to be a desire object, becoming a decorative product.
 
http://www.designbrasil.org.br/produtos/tc-20
Telefone com Fio - Intelbras S/A
Published:

Telefone com Fio - Intelbras S/A

Primeiro telefone com fio desenvolvido internamente na empresa Intelbras S/A pela equipe de P&D Design.

Published: