Add to Collection
About

About

Backstage dos desfiles do Fashion Rio - Inverno 2013
Published:
SUNSET FASHION FASHION RIO INVERNO 2013
16 de dezembro de 2012
 
 
 

Texto Por Ronaldo Gomes e Alexandre Dornellas

Que o Rio de Janeiro continua lindo, a gente sabe, melhor ainda é estar por lá para cobrir a temporada inverno de desfiles, que teve sua edição realizada no Pier Mauá.
No primeiro dia de Rio chegamos para a festa de Halloween da Auslander, no Clube Costa Brava, lugar paradisíaco onde encontramos fashionistas amigos, e muito mais, além da beldade Wendy Wolf e a top Daiane Conterato.
Em seguida começamos a organizar os primeiros ensaios no Oztel em Botafogo, comandado por Ivo Doctors e sua equipe.
A agenda lotada fazia com que o tempo passasse depressa, mas mesmo assim íamos ver o por do sol, já no bronze para as passarelas carioca. Um ritual de turista de que vai para o Rio, organizar o corpo e a mente para a bateria de desfiles, que vem a seguir.
O roteiro carioca sugeriu shows e noites culturais bem interessantes como show da banda Gossip no Circo Viador, a festa I love Pop de Zé Camarano no estúdio RJ, a qual fomos muito bem recebidos, a festinha no Comuna, Clube em Botafogo de gente jovem e feliz, como Marcela Ceribelli, que além de frequentadora tem sua loja anexa, a marca Sala de Estar. Na playlist I follow you e outros hits conhecidos.
Depois de alguns ensaios, fizemos um tour pelo centro, onde fotografamos no Teatro Municipal, e entre estes lugares turísticos, escolhemos a Praça Paris, lugar ótimo para ler e apreciar as esculturas que te levam a entrada de um palácio. Mergulhar em Ipanema fazia parte da rotinha todos os dias.
Nestes dez anos de lounge, a revista ilustrou em seus editoriais de moda, vários pontos turisticos da cidade como Hotel Fasano, Copacabana Palace, Hotel Glória nas lentes de fotógrafos como Pedro Molinos, Rodrigo Petrella e Eduardo Rezende. Estivemos presentes em eventos como Rock in Rio, fazendo a cobertura completa dos shows, Cold Play e Maroon Five, um momento de muita emoção pois neste mesmo dia fizemos a capa com Fiorella Mattheis para os 9 anos de lounge, dá para sentir o sabor do lindo bolo que Ana Salinas fez para completarmos o styling da foto.
Agora com esta cobertura comemoramos mais um aniversário com um bolo de informações, imagens e editoriais que irão conferir nas próximas edições.
Começaram os desfiles… Aproveito para agradecer a todas as assessorias de imprensa, Cartaz, Agil, Index, Sala de Imprensa, Mkt Mix, Duo Press, Plano 1, Palavra, Suporte, Alice Ferraz, Tnt e Namidia.
No primeiro dia de Fashion Rio, as novidades foram o casting masculino que veio apurado e com modelos pradianicos, cabelos curtos, militares, que lembravam os soldados da Guerra Fria. O casting feminino, não estampou muitas novidades, foi um casting contido, de boas new faces, o destaque fica para as modelos Katy Carolla, Carol Thaler e Angelica Erthal.
A Tng foi o destaque do primeiro dia, não só na coleção como também da polêmica que envolveu a menina que vendeu a virgindade. O boato de que a menina iria desfilar começou a dar arrepios na comunidade fashion, em uma enquete que a jornalista do site Ale Fashion questionou o porque da necessidade de uma marca já sólida trazer este tipo de atração, as críticas foram tantas por jornalistas e assessores de imprensa que ela caiu do casting e do desfile só pode ver, sentada da fila A, próxima a boca de cena, curtindo o barulho estrondoso da banda Rpm. O desfile inicia e traz uma coleção de requinte com a modernidade em seus looks de alfaiataria e festa, um crescimento muito bom no estilo que a algum tempo não víamos, aguardamos estas novidades nas lojas.
2and Floor estampou o couro com caveiras de piratas e ombreiras futuristas que trouxe um dna mais fresh para a marca. Sacada trouxe uma mulher de luxo com tecidos nobres, casados impecáveis, maxi bolsas e texturas tridimensionais com aplicações de couro e volumes anos 60. Alessa incorporou um estilo mais gótico com transparências em saias e calças e t-shirts com silks gold que lembravam mandalas no melhor estilo etnic punk.
O Espaço Fashion turbinado por Jeisa Chiminazzo, apresentou uma das melhores coleções de toda a temporada, com estampas que lembravam um caleidoscópio óptico, destaque para saia longa e calça saruel band aid. Coca-cola Clothing com seus street overprint, transparências que lembravam capas de chuva e um mix de esporte de quadra com toque motor e beleza de Max Weber que com seu toque manual finaliza os cabelos com estilos rock chique. Enfim Auslander que deu um salto no estilo, e chegou arrasando com a coleção Creepy Woods, produzindo peças e acessórios com qualidade até nas t-shirts, os looks masculinos tinham na cabeça cartolas de veludo e óculos que nos transportavam ao universo de Toulouse Lautrec. Tricots, max jaquetas e acessórios étnicos futuristas, cabelos roots com dreads impecáveis. A trilha sonora ao vivo com dj Wladimir Gasper na boca de cena fez o trivial do show!
Total, o material mais usado em todas as coleções foi o couro e jeans, o paetê também se repediu em muitas coleções e diferentes cores, jeans arrojado e com recortes geométricos, aviamentos e maxi bolsos. O homem vem com guarda-roupa clássico e cheio de novidades, tendências mundiais que levam a moda há 10 anos a frente da silhueta do ser humano mundial, um destaque nesta edição do Fashion Rio. Fazendo crescer neste empreendimento grandes marcas, magazines e consumidores que irão absorver estas tendências, sabendo que a moda muda e é importante mudar também.
Conhecemos o Barzinho na Lapa, lugar escolhido pela revista Vogue para dar seu coquetel de lançamento, cardápio ótimo e chopp bem gelado, são especiarias do lugar que é um ponto intimista para conhecer no centro do Rio.
Para finalizar a festa de encerramento da Auslander na estação Leopoldina coordenada por Felipe Simão e a it girl Raphaela Sirena, que nos recepcionaram mostrando os points da festa, a qual foi um pouco mais intimista que a da última temporada, mas incrível mais uma vez!