Add to Collection
About

About

1º Censo Brasileiro de Tatuagem para a Superinteressante. Projeto desenvolvido durante o 30º Curso Abril de Jornalismo. Criação e programação de … Read More
1º Censo Brasileiro de Tatuagem para a Superinteressante. Projeto desenvolvido durante o 30º Curso Abril de Jornalismo. Criação e programação de um formulário do tipo viral e desenvolvimento de um infográfico do tipo stop motion. Read Less
Published:
1º Censo Brasileiro de Tatuagem
 
Produção: Ana Paula Buzzo, Cristine Kist, Deborah Miranda, Marcelo Brandt, Nathan Schafer, Paulo Luthero, Tainá Tamashiro.
 
Projeto desenvolvido durante o 30º Curso Abril de jornalismo para a Superinteressante. A demanda passada foi a de criação de um formulário do tipo censo para descobrir o perfil dos tatuados brasileiros. A ideia era que o formulário fosse não apenas um meio de receber informações, mas que fosse interessante e tivesse um caráter viral. Sendo assim, apostou-se na criação de um formulário ilustrado e com censo de humor. O conceito era o de marcado na pele, por isso, o background escolhido foi o de pele e as ilustrações seguiam a estética do traço de tatuagem.
Durante o formulário, o usuário recebia algumas curiosidades sobre tatuagem, o que condiz com o público da Superinteressante, que é um público antenado.
Por fim, baseando-se no cruzamento de dados de algumas perguntas específicas, o usuário recebia um perfil bem humorado sobre qual tipo de tatuado ele era, além de uma sugestão para a próxima tatuagem. Esses perfis poderiam ser comparilhados no Facebook, criando-se assim, um caráter viral.

Também foi criada uma campanha de divulgação do formulário com vídeos de entrevista em estúdios de tatuagem. Além disso, os posts de divulgação do formulário no Facebook seriam patrocinados, ou seja, atingiriam um público mais específico.

Por fim, o formulário foi aplicado nos integrantes do Curso Abril de Jornalismo e os dados recebidos foram cruzados e transformados num infográfico. Esse infográfico foi criado em forma de stop motion e manteve-se o conceito do projeto, de marcado na pele.
Primeira tela do formulário
Segunda tela do formulário
Tela na qual o usuário adicionava as tatuagens por parte do corpo, tipo, ano, tamanho, etc.
Perfil Tattoo Bola
Perfil Bloco de Notas
Perfil Capela Sistina
Perfil Zé Tributo
Perfil Meteoro da Paixão
Perfil Punk de Escritório
Vídeo de entrevistas em estúdio de tatuagem
Vídeo do formulário em funcionamento
Vídeo do infográfico em stop motion