Planejamento de Campanha Prefeitura de Brumadinho - MG
236
1
0
Add to Collection
About

About

Planejamento de campanha para a Prefeitura de Brumadinho - MG.
Published:
Planejamento de Campanha
Prefeitura Municipal de Brumadinho - MG
Cliente: Prefeitura Municipal de Brumadinho - MG

Desafio:
A Prefeitura de Brumadinho desejava divulgar os atos da administração do município como mostra de transparência da gestão e para que os cidadãos possam acompanhar as ações desenvolvidas na cidade. Além disso, a gestão municipal queria aumentar a arrecadação explorando sua vocação turística, já que Brumadinho possui uma situação geográfica privilegiada, beleza natural das paisagens, e vem realizando novos incentivos e investimentos na estrutura turística.

Solução:
A estratégia proposta consistia em transmitir a mensagem de que a Prefeitura de Brumadinho está disposta a ouvir, receber, ajudar e ser ajudada. Como a gestão do município queria impulsionar sua atividade turística para aumentar a arrecadação, a ideia foi fazer com que essa mensagem fosse válida tanto para os cidadãos quanto para os turistas. Assim, a sugestão foi a de realizar a campanha em duas frentes, uma voltada para a prestação de contas e publicidade dos atos da Prefeitura para a população de Brumadinho, e a outra visando estimular o turismo, mostrando a cidade como um local privilegiado pela natureza e preparado para receber os visitantes.
O público da parte da campanha voltada para a divulgação das ações foi toda a população de Brumadinho, englobando os moradores das áreas urbana e rural. A campanha para o turismo, por sua vez, se concentrou no público da Região Metropolitana de Belo Horizonte, explorando o turismo de fins de semana e feriados prolongados.

Conceito criativo da campanha:
As duas frentes da campanha se basearam no partido temático “Brumadinho tem muita coisa boa”. Por um lado, a campanha mostraria que Brumadinho obteve muitas melhorias nos últimos anos de governo e, por isso, tem muita coisa para contar. Pelo lado do turismo, fica claro que os visitantes vão ter inúmeras opções de lazer e diversão na cidade, afinal, “Brumadinho tem muita coisa boa”.
Nas atividades da campanha voltadas para a divulgação das ações desenvolvidas no município, o foco inicial foi o de informar à comunidade sobre os serviços à sua disposição graças ao governo municipal e sua própria participação. Esta idéia se desdobrou para várias áreas e assuntos, como, por exemplo, “Brumadinho tem muita coisa boa na saúde para contar” ou “Brumadinho tem muita coisa boa na educação para contar”, etc. Já na parte voltada para impulsionar o turismo em Brumadinho, o slogan sugerido foi “Brumadinho tem muita coisa para mostrar", uma afirmação sobre a inesgotável fonte de opções turísticas no município.

Ações:
Os meios de comunicação sugeridos para divulgar as ações da Prefeitura foram aqueles presentes nos locais frequentados por toda a população: cartazes dispostos nos Postos de Saúde da Família, outdoors espalhados pelas ruas da cidade, um programete informativo para ser transmitido nas rádios da cidade, anúncios nos principais jornais da cidade, e uma revista especial que seria amplamente distribuída entre os moradores do município. Ainda na divulgação dos atos administrativos da Prefeitura, propomos a veiculação de spots em moto som, por possuírem um excelente alcance tanto para a área urbana de Brumadinho quanto para sua área rural, onde vive significativa parcela da população brumadinhense.
Na parte da campanha para o turismo, foi proposto o uso dos meios de divulgação com grande inserção na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como instrumentos comuns a campanhas de atração turística, como o postal publicitário, um hotsite voltado ao turismo em Brumadinho, e-mail marketing, VT e backbus.

Agência: Lume Comunicação
Anúncio para jornal
Cartaz
Outdoor
Revista
E-mail marketing
Postal publicitário
Hotsite
Busdoor