Add to Collection
About

About

O BRT de Belo Horizonte vem sendo considerado um dos mais complexos e completos do Brasil. O sistema integrará diferentes modais (ônibus, trem e … Read More
O BRT de Belo Horizonte vem sendo considerado um dos mais complexos e completos do Brasil. O sistema integrará diferentes modais (ônibus, trem e bicicletas) de forma bastante capilarizada. Desde fevereiro de 2012 rabalhamos no desenvolvimento do naming, da identidade visual, sistema de sinalização e informação aos usuários nas estações e veículos do BRT mineiro. Após a aplicação de pesquisas qualitativas com usuários e não usuários de transporte público, percebemos que, tanto para os usuários recorrentes e eventuais quanto para os não-usuários, havia a necessidade de aumentar a percepção de qualidade e seriedade no transporte, de forma a atraí-los e mantê-los. “O transporte precisa ser eficiente. Precisa se adaptar rapidamente às mudanças da cidade.” Sérgio, advogado, 37 anos. Para estas necessidades, foram definidos os conceitos: humanismo, conexão e velocidade como norteadores de todos os aspectos do projeto. Tais conceitos estão presentes no nome, na identidade visual e na comunicação do sistema. O maior desafio tem sido manter a organização e coerência do sistema de transporte urbano como um todo, sem rupturas na informação, principalmente nas integrações entre modais. Read Less
Published:
 
 
MOVE | BRT BH

O BRT de Belo Horizonte vem sendo considerado um dos mais complexos e completos do Brasil. O sistema integrará diferentes modais (ônibus, trem e bicicletas) de forma bastante capilarizada. Desde fevereiro de 2012 trabalhamos no desenvolvimento do naming, da identidade visual, sistema de sinalização e informação aos usuários nas estações e veículos do BRT mineiro.

Após a aplicação de pesquisas qualitativas com usuários e não usuários de transporte público, percebemos que, tanto para os usuários recorrentes e eventuais quanto para os não-usuários, havia a necessidade de aumentar a percepção de qualidade e seriedade no transporte, de forma a atraí-los e mantê-los.

“O transporte precisa ser eficiente. Precisa se adaptar rapidamente às mudanças da cidade.”
Sérgio, advogado, 37 anos.

Para estas necessidades, foram definidos os conceitos: humanismo, conexão e velocidade como norteadores de todos os aspectos do projeto. Tais conceitos estão presentes no nome, na identidade visual e na comunicação do sistema.

O maior desafio tem sido manter a organização e coerência do sistema de transporte urbano como um todo, sem rupturas na informação, principalmente nas integrações entre modais.