Tim Perissé's profile

Holografia Gilberto Gil

Holografia Gilberto Gil

Belo Horizonte, 25 de junho de 2012 - No dia 26 de junho, Gilberto Gil comemora 70 anos de vida. São 70 anos de um dos maiores artistas da música mundial, uma trajetória construída por um Gil que sempre se conectou ao seu tempo, mas sempre dando um passo além. Ele foi o primeiro artista brasileiro a transmitir um show pela Internet, o primeiro a ter um canal especial no YouTube Brasil, já distribuiu músicas em fitas do senhor do Bonfim entre outras ações inovadoras.

Para comemorar essa data não foi diferente: Gil celebrou sua história no palco do Festival Natura Musical, realizado no último domingo, 24, em Belo Horizonte, em um dueto com alguém que conhece seus shows tão bem quanto ele: o próprio Gilberto Gil.

O dueto foi possível porque Gil teve a companhia de uma holografia, resultado da combinação de técnicas distintas. Em uma primeira etapa, Gil gravou voz e a presença de palco de seu personagem em estúdio e interagiu com elementos de cena inseridos nesse ambiente virtual.

Esse material gravado foi reproduzido com projetores de alta potência sobre uma tela translucida instalada no palco do festival. Ao fundo dessa tela foi colocado um cenário devidamente iluminado. A ilusão da holografia se dá quando o público vê o somatório dessas camadas.

O resultado foi um dos momentos mais importantes da história da MPB. Para compor sua holografia, Gil utilizou um presente que ganhou de seu pai há 50 anos: um acordeon. A trilha sonora escolhida foi uma versão para “Lamento Sertanejo”, clássico de Dominguinhos em parceria com Gil, que ganhou contornos ainda mais especiais com a caracterização de sua versão holográfica, um resumo poético da face sertaneja da obra de Gilberto Gil.

CREDITS
Tim PerisséMaurício SantanaDiego MatheusCarlos Geovane
Credits
Holografia Gilberto Gil
Published:

Holografia Gilberto Gil

Belo Horizonte, 25 de junho de 2012 - No dia 26 de junho, Gilberto Gil comemora 70 anos de vida. São 70 anos de um dos maiores artistas da música Read More

Published: