Add to Collection
About

About

Desenho de conjunto de embalagens para transporte e logística reversa de hortaliças e outros produtos orgânicos, utilizando materiais e mão-de-ob… Read More
Desenho de conjunto de embalagens para transporte e logística reversa de hortaliças e outros produtos orgânicos, utilizando materiais e mão-de-obra sustentáveis e encontrados localmente. Read Less
Published:
Este trabalho apresenta conceitos de embalagem para logística reversa de hortaliças orgânicas, feitas para um grupo de produtores rurais moradores de na área metropolitana de Porto Alegre-RS. As embalagens desenvolvidas têm como objetivo transportar hortaliças e outros produtos orgânicos produzidos pelo grupo, tendo como base os princípios da sustentabilidade (ambiental, social, econômica e cultural) e a contribuição para o desenvolvimento do território, dos produtos, da comunidade e da sua identidade.
 
As embalagens foram desenhadas para serem construídas, em sua maioria, utilizando materiais encontrados no próprio território: fibras naturais, principamente bambu. Além disso, devem ser construídas por artesãos presentes no próprio grupo e produtores rurais. Algumas embalagens devem ser compostas por materiais poliméricos. As embalagens são divididas em três categorias: Transporte Intermediário, Comercialização e Transporte Final.
 
Este trabalho fez parte da dissertação de mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, feita sob orientação da Profa Dra. Istefani Carísio de Paula e do Prof. Dr. Júlio Carlos de Souza van der Linden.
 
Observação: as embalagens também apresentam a aplicação da marca já existente do grupo.
 
 
TRANSPORTE INTERMEDIÁRIO
As embalagens de transporte intermediário possuem dois modelos com alturas diferentes, e foram desenhadas pensando no transporte de hortaliças e outros produtos orgânicos; e na logística reversa, permitindo o encaixe das caixas cheias ou vazias, otimizando o espaço. O conjunto é composto por cestas de fibra de bambu e bandejas de plástico.
EMBALAGENS DE COMERCIALIZAÇÃO
Esta categoria é composta por cordas e etiquetas construídas também por fibras de bambu. Também são utilizadas embalagens plásticas tradicionais.
EMBALAGENS DE TRANSPORTE FINAL
Estas embalagens são compostas por sacolas de bambu, em diversos formatos e tamanhos.