Add to Collection
Tools Used
About

About

Trabalho de conclusão de curso
Published:
Chico Science & Nação Zumbi

Projeto de conclusão de curso de design gráfico com enfase em tipografia da universidade Anhembi Morumbi. Desenvolvido por Leandro Zamonel, Vinícius Azisaka e Guilherme Callegari.

O projeto se trata de uma ação promocional comemorando os vinte anos do lançamento do icônico CD "Da Lama Ao Caos" da banda Chico Science & Nação Zumbi. Foi desenvolvido um box de colecionador assim como produtos promocionais e toda a ação de comunicação.


Para dar inicio ao projeto foi realizado um ensaio fotográfico com a temática do CD.
Um dos ícones sempre presentes nos temas das músicas é o movimento do manguebeat e a figura do caranguejo.
Foram realizados alguns estudos de linguagem para o projeto. Uma das preocupações do projeto era manter uma linguagem rica e mista, devida a grande carga cultural e bagagem sonora da banda.
Começamos com algumas representações dos integrantes da banda.
Desenvolvemos então um experimento com diversas técnicas utilizando diversas habilidades do grupo para achar uma identidade gráfica para o projeto.
A partir desse experimento começamos a desenvolver as ilustrações das peças gráficas como cartazes, estampas, encadernações, capa de CD e DVD etc.

E desenvolvemos até uma tipografia.

Gabiru. A temática vernacular e o próprio nome da fonte são de inspiração nas músicas do álbum.
Para o objeto de promoção, foi desenvolvido um box/amplificador com um painel para ouvir música no próprio box. A ideia era transgredir a simples forma de embalagem, e elevar o objeto para um patamar aonde ele gerasse uma experiência visual e sonora em todo seu aspecto fazendo despertar o desejo do fã.

As peças que compõe o box promocional são:
- Embalagem que é um amplificador com um dispositivo para plugar pendrive e outros dispositivos.
- Pen drive com o álbum da banda.
- CD "Da Lama Ao Caos"
- DVD show ao vivo
- Songbook contendo cifras e letras.
- Camiseta
- Poster
- Controle Remoto