Add to Collection
About

About

Reformulação do manual escolar de Biologia do 11º ano. Projecto de Design de Comunicação. Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, Dezembro 2010 Rema… Read More
Reformulação do manual escolar de Biologia do 11º ano. Projecto de Design de Comunicação. Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, Dezembro 2010 Remake of the Biology school manual of the 11th grade. A Communication Design project. Faculdade de Belas-Artes, Lisbon, December 2010 Read Less
Published:
O espaço de ensino deve ser sempre um espaço de progresso reflectido. As dinâmicas da sociedade devem nele ser projectadas, não como mimetismos imediatos, mas como lugar de análise, experimentação e elaboração de conceitos, consolidados através do exemplo dos mestres e da prática global.
Os dados da história são necessários para com eles confrontarmos (assumindo ou contrariando) os valores da contemporaneidade. Devemos perguntar-nos: o que é o "desenvolvimento" hoje? A quem tocar?
Como tocar? Quais as responsabilidades das elites culturais no processo de procura da igualdade de possibilidades?
Hoje, podemos olhar (até por experiência própria!) os manuais de estudo existentes em Portugal e reflectir: como designers de comunicação - o que fazer com isto?
A alguns: lixo! De alguns outros poderemos retirar aspectos positivos.
De que precisam os jovens como complemento ou fundamento escrito de estudo, sabendo-se que, agora, antes da palavra grafia podemos apor as palavras biblio ou net?

Este projecto pretende, não só encontrar uma forma gráfica qualificada para um livro de estudo de uma determinada disciplina do ensino secundário em Portugal, mas também apresentar-se como reflexão sobre aquilo que deve ser um manual de apoio à aquisição de conhecimentos fornecidos presencialmente, em aula, por um docente.
O design gráfico é apenas uma maneira de optimizar uma série de factores que relacionam o aluno com as matérias culturais em presença.

O modo como o designer ataca um projecto implica, da sua parte, uma consciência global, que começa na avaliação da necessidade, contextualizada numa determinada realidade social. Só depois terá de se confrontar com os problemas da forma.


Após a análise das necessidades e da contextualização social e cultural acima mencionadas, para proceder à produção gráfica do projecto parti do rigor e limpeza gráfica do Design Suíço (Estilo Tipográfico Internacional) e do trabalho gráfico excepcional de Sebastião Rodrigues - mergulhando na imensidão das suas paletas cromáticas improváveis, dos seus desenhos e padrões irreprimíveis - fruto de um profundo escrutínio do tema a que servem - do seu humor e da sua parcimónia com o uso de qualquer elemento gráfico, procurando infundir "ares" do seu legado intemporal num manual de Biologia actual.

O trabalho partiu de uma análise e registo de formas e figuras predominantes no manual e no tema nele presente: A vida e os seres vivos - 1. crescimento e renovação celular / 2. reprodução / 3. evolução biológica / 4. sistemática dos seres vivos.
Com essa recolha de formas e símbolos foi criado um padrão abstracto, e experimentei aplicá-lo no jogo do recorte de papel que me inspirava na altura, considerando-o simultaneamente pertinente para o consumidor do livro. Assim, foi criada uma linguagem gráfica fortemente relacionada com o conteúdo do objecto, sem recorrer ao imaginário mais básico e óbvio desse universo, apelando antes ao desenho e à imaginação.

As cores escolhidas partem da necessidade de fugir igualmente às cores primárias constantemente utilizadas nos manuais escolares (do secundário e não só) e da vontade de conferir ao livro um estatuto justo de um manual de conhecimentos para jovens de secundário, ao invés de um mero livro com informação sem quaisquer hierarquia ou estimulo visual, contribuindo para o entendimento mais eficaz do seu conteúdo e um maior prazer na sua análise.


 ESBOÇOS + INSPIRAÇÕES | SKECTHES + INSPIRATIONS
_________
Manual original - cover | Original book - cover
capa | folder
Manual original - separador central | Original book - main spacer
pormenor do separador central | main spacer detail
Manual original - separador de unidade | Original book - unit spacer page
pormenor do separador de unidade | unit spacer page detail
Manual original - esquema da fecundação | Original book - fecundation scheme
pormenor do esquema da fecundação | fecundation scheme detail
esquema da fecundação | fecundation scheme page
Manual Original - página de exercícios | Original book - exercises page 
pormenor de uma página de exercicios | exercises page detail
página de exercicios | exercises page 
Manual original - página com ilustração e actividade | Original book - illustrated page with activity
contracapa - detalhe | back cover detail