Add to Collection
About

About

Case sobre campanha desenvolvida para o Boragó Natural Fresh Food, de Bauru/SP.
Published:
RESUMO

Objetivo: lançamento e posicionamento da marca
Ferramentas: id. visual, campanha publicitária, ação promocional
Peças/materiais: cardápio, fichas saladas, ensaio fotográfico, website [página temporária], outdoor, jornal, folheto, painel eletrônico, VT
Resultados: aumento significativo na procura e no faturamento


CENÁRIO

O Boragó Natural Fresh Food é um restaurante com uma proposta diferenciada, que une o serviço de “fast food” – autosserviço – com a essência do “slow food” – comida saudável e culto ao sabor. Através de ingredientes gourmet e uma decoração agradável, o Boragó oferece a oportunidade do consumidor saborear uma refeição com calma e apreciar cada detalhe de sabor, aroma e textura.
O restaurante se localiza em frente à praça Portugal, na esquina da Rua Rio Branco e próximo à Av. Getúlio Vargas, local de grande fluxo de pessoas, comercialmente forte e muito próximo a bairros de classes A e B de Bauru.
Além da ótima localização, a empresa foi organizada de maneira impecável em todos os detalhes e, após poucos meses de funcionamento, era o momento de iniciar a divulgação do restaurante.


DESAFIOS

O cliente tinha “um pé atrás” com agências de comunicação, e esta era uma situação que precisávamos reverter.

Em relação à comunicação, definimos que o principal desafio seria posicionar a marca com seu novo conceito de “fast food gourmet saudável”, ao mesmo tempo que são demonstrados os produtos do restaurante.


OBJETIVOS

- desenvolver uma identidade visual com base no logotipo já existente;
- posicionar a marca com base no seu conceito diferenciado;
- aumentar o fluxo de pessoas dentro da loja.


FERRAMENTAS

- identidade visual
- website [página temporária]
- planejamento de comunicação
- campanha publicitária
- ação promocional


IDENTIDADE VISUAL

O cliente já possuía um logotipo, então era preciso desenvolver uma padronização gráfica para que as peças permanecessem sempre dentro da identidade proposta.

Uma vez que o conceito de “slow food” se baseia na apreciação multissensorial da refeição – cores, sabores, aromas, textura – partimos para dois desenvolvimentos diferentes: produção de imagens [fotografias] e design gráfico.

Poucos dias depois da primeira reunião, foi feito um ensaio fotográfico com o fotógrafo Olício Pelosi, que clicou os pratos do restaurante.
Com as fotos prontas, desenvolvemos a base do cardápio e as fichas de salada, utilizando uma paleta de cores encontradas nas fotografias dos pratos e ditando o padrão visual que seria utilizado pela marca nos próximos trabalhos.
WEBSITE

Para manter um endereço web enquanto ainda não existe um site elaborado é comum que se desenvolva uma página cartão, temporária, com informações simples de contato. Para o Boragó, desenvolvemos uma página temporária que, além das informações de contato, o usuário pode baixar o cardápio em PDF, com preços e descrição dos pratos. A página também se adequa ao formato de tela do usuário, reorganizando o texto e a imagem de fundo para uma melhor leitura em monitores grandes, pequenos, e até celulares.
Confira como ficou em www.borago.com.br.


CAMPANHA

Para comunicar este conceito de “fast food gourmet saudável”, desenvolvemos um conceito que utiliza a mescla de duas palavras para formar uma nova, buscando demonstrar a união entre o saudável e o saboroso.

A tipografia das peças também remete a essa união de elementos diferentes entre si: o título tem uma fonte mais caligráfica e despojada, enquanto os textos auxiliares são formados com uma tipografia mais séria e sólida, formando uma composição agradável, simpática e, principalmente, de leitura fácil e rápida.
As imagens são aplicadas sempre de maneira destacada, mostrando o produto e aguçando os sentidos. As cores utilizadas nas peças são sempre baseadas na paleta da imagem.

A campanha abrange principalmente a cidade de Bauru, mas alcança também o público de cidades da região, uma vez que utilizamos anúncios nos jornais Bom Dia e Jornal da Cidade, além dos cartões postais encartados na revista Veja [para assinantes da região].
Também foram utilizados outdoors e um VT para veiculação em mídia exterior e indoor.
AÇÃO PROMOCIONAL

Durante a campanha publicitária foi realizada uma ação promocional atravésdos gazeteiros do jornal Bom Dia. Ao abordarem os motoristas nos semáforos para vender o jornal, também entregavam folhetos do Boragó. Os gazeteiros também usaram uma camiseta personalizada com o logotipo do restaurante.
RESULTADOS

Segundoa percepção do nosso cliente, seu público está maisdiversificado. Isto se reflete no fluxo de pessoas no restaurante,que aumentou tanto que nos horários de pico forma-se fila para oatendimento. Os domingos, que o cliente acreditava que pudessem nãoser tão lucrativos, estão mantendo um ótimo movimento. O resultadodisso tudo é o faturamento: ainda com a campanha em andamento, orestaurante faturou mais que o dobro do período anterior.


FICHATÉCNICA

Cliente:Boragó Natural Fresh Food
Título:“Gourmelicioso!”
Projeto:Id. visual e campanha publicitária
Atendimento:Rodrigo Rondon
Direçãode criação: BrunoCassano
Direçãode arte: Bruno Cassano
Redação:Nego Lopito
Fotos:OlícioPelosi
Desenvolvimentoweb: Carlos Maiello