Letícia Perin Motta's profile

Jogo de Tabuleiro: Explorando Terras Nórdicas

Projeto de jogo de tabuleiro: Explorando Terras Nórdicas

O projeto a seguir foi desenvolvido como TCC para adquirir o título de Bacharel em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo, sendo aprovado pela banca com nota 10.

Todo o desenvolvimento do projeto foi orientado pela Profª. Drª. Andreia Chiari Lins. O projeto é baseado e inspirado no universo fictício cinematográfico de "Como Treinar o Seu Dragão".
Manual de Instruções e Regras do Jogo

“Bem-vindo(a) ao universo nórdico e fantástico de Como Treinar o Seu Dragão: Explorando as Terras Nórdicas!

Como Treinar o Seu Dragão: Explorando as Terras Nórdicas é um jogo de tabuleiro ambientado no universo cinematográfico de Como Treinar o Seu Dragão, que pode ser jogado de 2 a 8 jogadores.

O objetivo do jogo é acumular pontos enquanto explora o mapa do arquipélago bárbaro, realizando missões e passando por desafios, enquanto faz alianças com outros jogadores e utiliza as habilidades únicas dos personagens.

1. Para começar uma partida, os jogadores devem organizar as cartas separadas em pilhas de acordo com as suas categorias. A pilha de cartas de personagem deve conter 8 cartas enquanto a de grandes ilhas virá com 16 cartas. Ao total temos 24 cartas de desafios, 45 cartas de vantagens de 40 de desvantagens, sendo que as cartas de vantagens e desvantagens possuem cartas repetidas.
Depois de separar as cartas nas categorias certas, a pilha de cartas das grandes ilhas deverá ser separada em duas, onde cada uma delas deve conter uma carta de cada ilha. A primeira pilha poderá ser colocada ao lado da pilha de personagens, enquanto que a segunda pilha deverá ter as oito cartas viradas para cima, para que seja possível identificar as ilhas, e três cartas de missões (respectivas de cada ilha), voltadas para baixo, devem ser colocadas sob as suas cartas de ilhas correspondentes. A organização é importante para que durante o jogo, seja fácil pegar uma das missões aleatórias daquela ilha quando o jogador alcançá-la.

2. Os jogadores devem escolher entre os 8 personagens disponíveis, consultando suas cartas de personagem e pegando sua peça equivalente. Caso haja disputa de dois ou mais jogadores pelo mesmo personagem, os jogadores devem rolar uma rodada de dados cada um e o jogador com o maior resultado poderá manter a sua escolha. Os jogadores podem optar por jogar com personagens escolhidos aleatoriamente, basta sortear as 8 cartas entre os jogadores.

3. Com os personagens escolhidos, cada jogador deverá pegar uma carta de ilha da pilha reservada ao lado. Essa carta representa a ilha especial daquele jogador. Ao alcançá-la, a quantidade de pontos que o jogador recebe (informado na carta) tem o seu valor dobrado. O jogador só deve mostrar a sua ilha especial ao completar a sua missão nela, para receber os pontos.

4. O próximo passo é sortear a posição das ilhas e dos jogadores no tabuleiro. Para isso, basta misturar as cartas de jogadores consultadas anteriormente. A primeira carta retirada indica que aquele personagem começará no campo branco do canto superior esquerdo do tabuleiro, e as demais cartas seguem sua distribuição em sentido horário dos campos brancos do tabuleiro. Após a organização das peças, os jogadores podem ficar com as cartas dos seus personagens para consultar suas habilidades. Para sortear a posição das grandes ilhas, basta sortear as peças soltas das ilhas e colocá-las aleatoriamente sobre os espaços marcados com o mesmo símbolo e depois virá-las para cima com os nomes dos locais.

5. O jogo roda em sentido horário e sempre começará pelo primeiro personagem sorteado anteriormente para os campos do tabuleiro. Todos os jogadores começam com o seu contador de turnos no 0 e após jogarem a primeira jogada, movem para o 1. As rodadas acontecem com a rolagem de dados e o jogador anda sobre o tabuleiro conforme o valor que ele tirou.

6. Os jogadores podem escolher a maneira que preferem jogar, seja por tempo de partida ou por máximo de pontos completando o mapa. Por tempo de partida, os jogadores definem o tempo de duração daquela rodada e ao encerrar o tempo, o jogador com o maior número de pontos sai vitorioso, enquanto que por máximo de pontos, os jogadores podem jogar até que o primeiro jogador complete sua missão em cada uma das grandes ilhas, como uma grande corrida de exploração.

7. Cada vez que receber ou perder pontos, o jogador deve pegar ou devolver suas moedas de pontos para auxiliar na contagem. Toda vez que um jogador cumprir um dos desafios de uma grande ilha ele deverá devolver a carta para baixo da pilha de três missões. Toda vez que um jogador retirar uma carta de vantagem ou desvantagem e utilizar o seu efeito ele também deverá devolver a carta para o final da pilha. Os jogadores podem acumular cartas de vantagem que não são de uso instantâneo, mas depois de utilizadas elas também voltam para a pilha.

8. Todo jogador pode colaborar com outro jogador para realizar desafios que não pode cumprir sozinho. Todo jogador começa uma partida podendo fazer uma aliança sem nenhuma restrição. Para colaborar novamente, o jogador que solicitar a aliança já deverá ter uma habilidade ou carta que permita essa ação. Para o jogador que recebe o pedido de aliança é necessário apenas estar com a sua habilidade única disponível para ser utilizada ou possuir as habilidades de classe necessárias. As habilidades únicas quando utilizadas como aliança com outro jogador, voltam para o zero na contagem de turnos. O jogador que auxiliou recebe 1 ponto pela colaboração concedida, mas ele não recebe os pontos do desafio daquela ilha, assim como não é considerado que ele já cumpriu o desafio daquela ilha. Cada jogador só pode cumprir desafios em cada uma das grandes ilhas uma vez por partida.

Esperamos que as suas aventuras pelo mundo dos vikings e dragões sejam fantásticas!”
Jogo de Tabuleiro: Explorando Terras Nórdicas
Published:

Jogo de Tabuleiro: Explorando Terras Nórdicas

Published: