Fernanda Scherer Abbott's profile

Mercado Público de Guaíba

Mercado Público de Guaíba
Atelier de Projeto V - 2020/1
O projeto de requalificação do antigo Mercado Público da cidade de Guaíba surge do conceito da valorização do patrimônio histórico e da memória do local, ou seja, após estudos e análises sobre a área, observamos a carência de uso que ela possui. A partir disso, começamos a desenvolver estratégias de reapropriamento do Mercado que agregassem valor a ele e ao seu entorno, fazendo com que os usuários que ali habitam lembrassem da tão significativa história do local.
Portanto, o projeto irá contemplar a união entre a cultura e a gastronomia, com edificações de diferentes tipologias e usos. Dessa forma, irá fortalecer, sobretudo, a ligação entre as praças e a orla, criando eixos atrativos ao público.​​​​​​​
Diretrizes
 - Reapropriar e valorizar o antigo Mercado Público criando eixos de permeabilidade entre o Mercado, as praças e a orla do Guaíba;
 - Trazer a memória do passado juntamente à contemporaneidade, agregando valor cultural ao local;
 - Destinar o antigo Presídio, ao lado do mercado, a um memorial da cidade;
 - Criar espaços culturais, institucionais, gastronômicos, de lazer e comerciais;
 - Abolir parte da Avenida João Pessoa, no intuito de criar um boulevard, amplo espaço destinado aos pedestres;
 - Estimular a circulação de usuários à noite, por meio de comércios e bares noturnos;
 - Elaborar espaços dinâmicos de trabalho - coworking - e promover a arte, através de um espaço destinado à aulas de música, danças e eventos.
Memorial Justificativo
Para o desenvolvimento do projeto, levamos em consideração diversos fatores, sobretudo a importância da história local e a diversidade de uso do espaço público. Adicionamos valor ao contexto pré-existe da área de intervenção, ao manter os patrimônios históricos, como o Mercado Público e o antigo Presídio.
A antiga edificação, recebeu novamente o programa de Mercado, com o intuito de resgatar a sua memória e atrair o público ao local. No centro do volume, projetamos espaços compartilhados para refeições, e nas extremidades, bancas para venda de produtos e alimentos. ​​​​​​​
O Presídio, outra edificação que foi mantida, ganhou um novo uso: um Memorial, onde será possível aprender e conhecer um pouco mais afundo a história e o passado do local. O volume se conecta com o Mercado através de passagens de vidro, e sua parte interna possui diversas divisórias que foram mantidas originais do presídio, servindo agora como espaços para exposições.
Ao lado do Memorial, criamos um espaço de trabalho coletivo, o Coworking. Acreditamos ser um programa que convide trabalhadores ou estudantes a frequentar mais a área de intervenção e usufruir de seus espaços públicos.
Na praça cívica, projetamos uma nova edificação que ganhou o uso de Café. Esse espaço, é um atrativo que convida os visitantes de passagem a conhece-lo, através de suas amplas fachadas de vidro, e do deck exterior.
O Centro Artístico, outro novo edifício, está localizado no nível mais alto do terreno, podendo ser acessado pela rua de trás, rua Cel. Serafim Silva, ou por escadarias e rampas dispostas pelo terreno. Esse ambiente propicia uma troca de experiencias e estimula a cultura, com aulas de música e dança, além de contar com um auditório de utilidade pública.
Por fim, o Centro Comercial, contempla dois edifícios, um destinado à bares, e o outro à lojas. Neste mesmo volume, foi possível trazer a polícia, o gabinete da primeira dama e a casa solidária, com espaços de trabalho, visita e reuniões. Esses usos são de extrema importância para a área, pois estimulam o turismo e comércio, além de movimentar a área no período noturno.
Mercado Público de Guaíba
Published:

Mercado Público de Guaíba

UNISINOS - Arquitetura e Urbanismo - Atelier de Projeto V - Requalificação do Mercado Público de Guaíba - 2020/1

Published: