Neuro-Xhef: Coffee-Break do Futuro
Neuro-Xhef: Coffee-Break do Futuro
Itaú BBA, São Paulo, 2019
Uma instalação comestível que provoca o participante a pensar e sentir a alimentação do futuro para além do sabor e senso estético, considerando também os impactos nutricionais e ambientais. Adaptada a um cenário projetado para 2029, embasado em prospecções de tendências do universo da agricultura, nutrição, genética e gastronomia. 

O cardápio conta com proteínas baseadas em plantas, algas e insetos (ex: grilos) potencializadas no conceito de Inner Build Food e Mood Food. Considera um cenário onde a água mineral é escassa, o plástico é um material do passado e não utiliza nenhum material descartável. A narrativa aborda ainda inteligência artificial, microbiota humana e redes de fornecedores conectados por blockchain.
Narrativa
"Neuro-Xhef é a inteligência artificial especializada em cardápios completos que estimulam habilidades cognitivas e socioemocionais. Com uma base de dados composta de referências gastroculturais de todos os continentes e épocas, além de ingredientes bioimpulsionadores distintos, Neuro-Xhef traz a metaconfluência entre sabor, nutrição e performance. Além disso, as receitas são projetadas algoritmicamente para compatibilidade com todos os perfis de microbiota intestinal. 

Utilizamos a criptomoeda XhefCoin (XHE) - a mais respeitada no setor gastronômico, que destina automaticamente 30% dos ativos para iniciativas integrativas e biofílicas de todas as fases da produção circular. Todos os ingredientes deste cardápio possuem origem segura e trackeada através de produtores conveniados por blockchain." 
Os participantes interagem também com um Mural Urbano do Futuro - cartazes especulativos que representam propagandas, avisos públicos, vagas de emprego a partir de uma abordagem estética e física de futuros experienciais.
Ficha técnica:
Ano: 2019
Cliente: Itaú BBA
Conteúdo: Rito
Narrativa imersiva e atuação: Susan Moreno
Catering: Camila Rodrigues, Ana Paula Nigro, Catarina Papa, Susan Moreno
Cenografia e produção: Camila Rodrigues e Ana Paula Nigro
Produção executiva: Cacau Antunes
Design gráfico: Davi Austregésilo
Fotografia: Rebeca Zanon
Neuro-Xhef: Coffee-Break do Futuro
7
107
0
Published:
Multiple Owners
Susan Moreno