O Destak Jornal é a versão brasileira do site Destak.pt, o primeiro diário com distribuição gratuita em Portugal. No Brasil desde 2006, o Destak Jornal circula de segunda a sexta-feira, principalmente nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Em 2020, a Atex Brasil, empresa de mídia digital parceira da XPROG, implementou solução integrada para modernizar as ferramentas de publicação do Destak. Nós, da XPROG, fomos os responsáveis por fazer o novo layout do portal deste cliente.














O projeto iniciou com uma imersão para estudar o cliente e os seus leitores. Foram três pesquisas norteadoras: o resgate da identidade do jornal impresso, a descoberta das necessidades dos webmasters e o mapeamento do comportamento dos usuários.

O cronograma de atividades foi organizado a partir do Design Thinking, metodologia que consiste em um fluxo de melhoria contínua, para observar, entender, idealizar, prototipar e testar as funcionalidades de um produto em desenvolvimento.














Idealizamos uma biblioteca de recursos, contemplando os comportamentos dos módulos de notícias e os componentes para a montagem do layout. Este conjunto chamado 
Design System contém as diretrizes para a construção de todas as seções do site.

A criação do Styleguide é uma das ferramentas desta metodologia, servindo para organizar todas as cores, fontes e estilos da identidade deste produto no digital. Foi criado em conjunto com a direção de arte do Destak Jornal. (ver imagem abaixo)














O Design Responsivo é uma das características das interfaces criadas pela XPROG. Os layouts dos sites são concebidos mobile-first e tem seus comportamentos adequados em diferentes breakpoints, passando pelo tablet até atingir o tamanho máximo em tela.

O cliente participou das principais etapas da construção, contribuindo ativamente para os testes das interfaces que prototipamos. Este processo foi fundamental para que o produto final entregue atendesse às expectativas dos times e patrocinadores envolvidos.














A tecnologia empregada contribuiu diretamente para a avaliação positiva do novo site de notícias do Destak Jornal pelos motores dos principais buscadores da internet. Foram consideradas as boas práticas, performance, acessibilidade e outros fatores importantes.

O resultado do Search Engine Optimization é refletido na melhor indexação das páginas do site e, consequentemente, uma melhor posição no rankeamento de resultados a partir de pesquisas por palavras chave; fundamental para um veículo de comunicação digital.







Destak Jornal
12
406
1
Published: