Vitor Bitencourt's profileMariana Amaral's profile

Projeto Narrativas Oblíquas | TCC

O projeto Narrativas Oblíquas é o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Vitor Bitencourt e Mariana Amaral, orientados pela professora Sandra Depexe, para o curso de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolvido e apresentado em 2019.
Antes de tudo, convidamos você a explorar o projeto de maneira interativa. Para começar é só clicar aqui.
O projeto Narrativas Oblíquas nasceu do interesse pelas diferentes formas de se contar histórias e em como poderíamos utilizar tecnologias digitais para atrair jovens leitores aos clássicos da literatura. 

Assim, procuramos desenvolver uma narrativa hipermidiática, através de diversas plataformas, redes sociais e com múltiplos conteúdos. Tendo como objetivo o uso de diferentes recursos para contar uma história, adaptando o clássico Dom Casmurro de Machado de Assis para uma perspectiva atual, tanto no seu formato como narrativa.
Como ação de divulgação do projeto criamos pôsteres com a pergunta de destaque “Traiu?” e o QR Code que redireciona a URL da imagem interativa que você viu lá no começo. Esses pôsteres foram espalhados por diversos locais da UFSM e também do Colégio Politecnico e nas redes sociais, com um bom feedback de pessoas que entraram em contato depois de entrar no link. Optamos por utilizar a imagem interativa para reunir todas as plataformas do projeto e deixar que as pessoas escolhessem seu caminho por ela, foram utilizados cinco botões interativos que vibram para indicar sua função e encaminham para o link da plataforma correspondente.
Com essa adaptação inserindo os personagens de Dom Casmurro em um contexto atual, procuramos trazer questões, que devido contexto social da época de origem da obra não haviam sido abordadas. Como todo o peso da suspeita de traição era posto sob Capitu, questão que gera discussões até hoje e uma narrativa a qual apresentasse maior diversidade nas questões de sexualidade, pelo romance entre os personagens de Bentinho e Escobar também ser um tema recorrente nas discussões sobre a obra.
Assim, tínhamos o instagram como plataforma principal, criamos dois perfis. Um do próprio personagem fictício criados por nós,  Caetano, em que a história é desenvolvida através de seus posts e stories. E um perfil institucional do projeto, que o leitor é encaminhado após o último stories do personagem, lá explicamos tudo sobre o projeto, o TCC e também seguimos o fluxo para outras plataformas e conteúdos.
No twitter desenvolvemos uma espécie de jogo, onde os usuários entraram na história como um amigo dos personagens de Machado de Assis, com a seguinte chamada: “Você é amigo de Bentinho, descubra se Capitu o traiu ou não”. Esse jogo inicia-se com um tweet apresentando sua premissa e a partir dele foi construída uma thread, em que o usuário faz suas escolhas clicando em diferentes tweets que correspondem a diferentes ações do mesmo. Essas escolhas o levam a diferentes caminhos e resultados na busca de responder a questão norteadora do jogo e das discussões preexistentes da rede social em que o usuário se encontra.
Optamos por utilizar o Spotify como uma maneira de expandir a experiência sensória do usuário através da
criação de uma playlist que acompanhasse toda a história envolvendo o personagem principal Caetano. Através das músicas procuramos construir outra camada de significados e sentidos para complementar a narrativa apresentada, em que os usuários poderiam ouvir enquanto estivessem acompanhando os outros conteúdos do projeto ou separadamente.

Por essas características, decidimos usar o Genially como plataforma para o nosso site institucional pelo viés de imersão do usuário. Criamos o site para suporte do nosso projeto no qual poderíamos exibir textos e reunir links de conteúdos relevantes para o público leitor o qual se encontra querendo saber mais sobre o projeto, Machado de Assis, o livro Dom Casmurro em si, bem como os conteúdos extras que trazemos: entrevista, informações sobre literatura nacional e domínio público, outros projetos com a mesma temática e um pouco sobre quem produziu o trabalho.
Queríamos mostrar que a leitura e histórias podem aparecer muitas vezes de modos inesperados, não seguindo páginas costuradas, mas sim estarem dispersas em uma confusão semi organizada, tal qual cada vez mais se parece a nossa realidade. Muitas vezes histórias podem vir não apenas como linhas retas, mas sim como narrativas oblíquas.
Projeto Narrativas Oblíquas | TCC
Published:

Projeto Narrativas Oblíquas | TCC

Published: