Carlos Figueiredo's profile

CMF-Metáfora_entre_o_implícito_e_o_explícito.Jan.11

Projecto de Arte e Comunicação Multimédia | feup.11
 Este projecto compara dois objectos (Jogo & Prédio) propondo-se confrontar o observador com uma intervenção fisicamente não activa (de apelo subconsciente), a partir de uma realidade vivida fisicamente (de apelo consciente).

Os objectos apresentados têm em comum a base narrativa, ambos fundamentados no movimento, sendo um aferido ao verbo Jogar (Tetris) e o outro à concepção imagética (luzes do Prédio). Os elementos comuns são assim o “espaço e o tempo”. A fundamentação desta comparação está na ideografia dinâmica proposta por Pierre Lévi (1991).
 
Por conseguinte, os objectos ilustram o uso da metáfora como meio de comunicação, a qual interage com a informação implícita e explícita do observador. A metáfora apoia assim, a concretização cognitiva do ‘significado’ (‘meaning’).
 
Neste sentido são tratadas duas questões principais: uma sobre a construção mental do ‘significado’, e uma outra sobre a expressão artística como gatilho emocional. Na primeira, procura-se ilustrar alguns dos instrumentos presentes na comunicação visual nomeadamente: perspectiva, narrativa, contexto e metáfora. Na segunda, é observada a expressão artística como «gazua» de acesso ao subconsciente.
CMF-Metáfora_entre_o_implícito_e_o_explícito.Jan.11
Published:

CMF-Metáfora_entre_o_implícito_e_o_explícito.Jan.11

A metáfora como gatilho da imagética que agencia o transporte para níveis conscientes construtos subconscientes. A expressão artística na ideogra Read More

Published: