RAPHAELLA TAMYRES's profile

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER MINEIRA - TFG ARQ E URB

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER MINEIRA
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO - ARQUITETURA E URBANISMO
MEMORIAL DESCRITIVO
O Centro de Referência da Mulher Mineira é um projeto que visa o acolhimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica, atendendo à todas as suas necessidades em um só local.
O terreno escolhido para a inserção do projeto está localizado no Bairro Lourdes na Regional Centro Sul de Belo Horizonte com acesso pela Rua dos Aimorés e Rua Santa Catarina. A escolha do terreno se deu pelo fácil acesso ao local, por estar no centro da cidade e ter maior visibilidade, pela disponibilidade de comércio e serviços no entorno imediato, pela proximidade com equipamentos que são úteis a mulher como a Delegacia de Plantão de Atendimento à Mulher e a Casa de Referência da Mulher Tina Martins que integram a rede de atendimento à mulher em BH.​​​​​​​
Foram estabelecidas como premissas do projeto a preservação das palmeiras, das muretas e gradis existentes no terreno e a inclusão do Memorial das Casas que foram demolidas no terreno de forma irregular durante o processo de seu tombamento.
O principal desafio foi conceber um projeto que consistisse em diversos usos para atrair diversos públicos, necessitando de um arranjo funcional que expressasse o sentido de unidade da edificação e fosse harmonioso com todos os fluxos, ordenando os acessos e dispondo os ambientes de maneira tal que pudesse acolher as atividades públicas e privadas sem gerar nos usuários externos a sensação de um espaço de restrições e nos usuários internos uma ameaça a sua privacidade.
LOCALIZAÇÃO
CONDICIONANTES AMBIENTAIS
CONCEITO E MATERIALIZAÇÃO
O conceito do projeto tem embasamento na flor da vida que simboliza a vida e a criação. É representada por seis círculos simetricamente distribuídos ao redor de um círculo central. Sendo a mulher a flor da vida, por ser capaz de gerar frutos, ela é a figura central do projeto e cada um dos círculos da flor da vida é um elemento que será atribuído a esse centro que é voltado para ela:
Humanização – Utilização de materiais naturais para revestimento como madeira, pedra, tijolo, concepção de espaços que possibilitem a socialização, aplicação do conceito de arquitetura sensorial e uso da vegetação para trazer vivacidade ao lugar.
Legibilidade - Uso de formas, materiais, texturas, cores, elementos que atribuam à esta arquitetura um valor único e passível de ser identificado pela sociedade como algo forte e marcante.
Dinamicidade – Adoção de formas que se negam a ser apenas um conjunto de linhas retas, disposição de comércio ao nível da rua, constituindo a fachada ativa e diversidade de usos para atrair vários públicos e movimentar o espaço.
Permeabilidade – Amplas aberturas posicionadas estrategicamente para que os ambientes recebam iluminação e ventilação naturais, promoção de uma arquitetura sem muros para que haja a permeabilidade visual convenientemente nas fachadas frontais.
Hospitalidade – Amplo ajardinamento frontal receptivo à apropriação de todos, disposição dos usos de acordo com os acessos público e privado para evitar conflitos como ameaça de privacidade e restrição de usos.
Ludicidade - Disposição de espaços para a brincadeira das crianças e o entretenimento dos adultos, escolha de elementos como cores e mobiliário que tragam uma ambientação alegre e estimulem o divertimento.
ESTUDO VOLUMÉTRICO E SETORIZAÇÃO
FLUXOS VERTICAIS
INSERÇÃO NO TERRENO
SUBSOLO
Memorial das Casas
TÉRREO
Jardim Sensorial
Sala de Denúncia
Brinquedoteca
1º PAVIMENTO
Memorial das Casas - 2º Piso
2º PAVIMENTO
Foyer
Auditório
Caminho de Reflexões
3º PAVIMENTO
4º PAVIMENTO
Memorial da Mulher
5º PAVIMENTO
6º PAVIMENTO
Circulação
Empreendedorismo
Oficina de Costura
Oficina Multiuso
Sala de Informática
Sala de Culinária
Sala de Beleza
Pátio Externo
7º PAVIMENTO
Consultório Ginecológico
Consultório Médico
Sala de Exames
Pediatria
Recepção
8º PAVIMENTO
Recreação e Refeitório
Psicologia da Criança
Fisioterapia
9º PAVIMENTO
Refeitório
Horta
10º PAVIMENTO
Lazer
11º PAVIMENTO
12º PAVIMENTO
13º PAVIMENTO
14º PAVIMENTO
15º PAVIMENTO
Estar e Jantar
Acesso aos Dormitórios
FACHADA FRONTAL
FACHADA DIREITA
FACHADA POSTERIOR
FACHADA ESQUERDA
DIAGRAMA ESTRUTURAL
CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER MINEIRA - TFG ARQ E URB
Published:

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER MINEIRA - TFG ARQ E URB

Projeto que visa o acolhimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica, atendendo todas as suas necessidades em um só local. O conc Read More

Published: