Janine Fuscella's profile

Moderna - PNLD 2020


Website Redesign
Editora Moderna, 2019

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) consiste na compra de materiais didáticos para as escolas públicas. Anualmente, é lançado o edital para as editoras inscreverem suas obras para um determinado segmento escolar. A aquisição é feita no ano subsequente e é válida pelos próximos 4 anos, até o próximo ciclo. O edital aberto em 2019, para o PNLD 2020, foi destinado ao Ensino Fundamental 2.

Dos materiais gráficos que acompanham a equipe de consultores comerciais da Editora Moderna ao site de divulgação das obras, do qual se trata esse projeto, o objetivo é que professores, diretores de escolas e secretários da educação conheçam as obras e escolham adotá-las. A equipe de Marketing elabora uma proposta de key visual que é desdobrada em diversas mídias, e o time de Produtos Digitais conduz o projeto junto a uma consultoria de UX. Ao longo do projeto, trabalhei na intersecção entre as duas equipes.


The Challenge

1. O edital desse ano foi lançado com algumas mudanças. A principal era que as editoras não podiam divulgar nenhuma informação sobre as obras antes que elas fossem aprovadas. Dessa forma, a estratégia seria dividida em duas fases diferentes:

→ Fase 1: Estreitar o relacionamento com os usuários primários (professores e gestores) antes da aprovação.
→ Fase 2: Divulgar as obras aprovadas, entre livros didáticos e paradidáticos, materiais digitais e planos para a sala de aula.

2. O projeto também era uma oportunidade de endereçar alguns débitos da plataforma que vinham dos anos anteriores – não tínhamos uma visão holística de como a arquitetura da informação da plataforma estava organizada, além de problemas de coerência visual na interface, com padrões tipográficos e cromáticos diferentes nas telas, o que prejudicava a percepção e posicionamento da Moderna no programa.

 Antes do redesign: telas da plataforma de 2019.




O processo de Discovery foi realizado pela consultoria Zoly/Saiba+ junto à dupla de Produtos Digitais da Moderna. Os primeiros passos foram as entrevistas em profundidade com 8 professores e coordenadores do Ensino Público. No final de cada entrevista, foi realizado o teste de usabilidade da plataforma de 2019, cujo objetivo era identificar mais melhorias que poderiam ser feitas no site para facilitar o trabalho deles ao consultarem as obras.



Ideation & Solution

→ Fase 1: Estreitar o relacionamento com os usuários antes da aprovação dos livros.

Com publicações no formato de blog, a seção "Moderna Explica" se tornaria a home desta fase do projeto, sendo um canal para atrair conversão antes da possibilidade de consultar as obras. 
Criei uma estrutura baseada em navegação por tags e trouxe consistência visual entre as publicações, com manipulação de ilustrações modern flat, predefinição de estilo fotográfico e composições com elementos do KV.




→ Fase 2: Divulgar os livros aprovados e gerar as informações necessárias sobre cada um deles para facilitar o planejamento em sala de aula antes e durante cada ano letivo.

Nesta etapa, participei do workshop de cocriação da solução com a equipe de UX da Zoly. Nos reunimos em um time multidisciplinar com dois designers, duas gerentes de produtos, uma redatora e dois profissionais de conteúdo pedagógico, discutindo possíveis caminhos e fazendo rodadas de materialização das ideias no papel. Em dois dias de imersão, o objetivo era explorarmos alternativas de arquitetura de informação, estruturação de página e validar features para o desenvolvimento dos wireframes.
Protótipo em baixa fidelidade (versão Desktop) desenvolvido pela Zoly.

UI + Visual Design
Com a validação do protótipo em baixa fidelidade, fui a designer responsável pela interface do usuário (Desktop e Mobile) com layout alinhado à linguagem visual da campanha do ano, desenvolvimento do UI Kit e criação de imagens.

Aprendizados e próximos passos

Tive a oportunidade de contribuir na prática com os processos de UX e trazer a minha visão de UI e brand design, navegando entre essas disciplinas, revisitando e iterando para que o projeto fosse entregue de forma mais eficiente. Essa troca foi fundamental para estimular mais a cultura de trabalho em equipe na Moderna, e nos ajudou a ganhar mais consistência com as informações entre as diferentes áreas envolvidas e buscar melhorias nos processos. 

Evolução da experiência com o cliente: Com o projeto no ar, identificamos que muitos professores têm dificuldade de encontrar o conteúdo das obras fora do período determinado para divulgação, abrindo oportunidade de buscar com a equipe de experiência com o cliente uma comunicação mais assertiva com os profissionais que atuam na rede pública. 

Novo Ensino Médio: O próximo edital do programa é destinado ao ensino médio. A proposta de reformulação prevista para esta etapa do ensino está ancorada nas competências e habilidades elencadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que visa a autonomia do jovem para a formação para a vida e para o mercado de trabalho.


Se quiser saber mais sobre o projeto, entre em contato comigo: LinkedIn / E-mail ​​​​​​​

Moderna - PNLD 2020
Published: