DO IT YOURSELF
HISTÓRICO

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. O Programa Mesa Brasil busca onde sobra e entrega onde falta.

MISSÃO

Especialmente em um momento de crise econômica em todo o país, cresce o já preocupante déficit alimentar da população mais vulnerável. Com essa carência latente, a missão do Mesa Brasil se torna maior: é preciso ampliar as doações e diversificar a sua rede de colaboradores para ajudar a combater a fome, a desnutrição e a má alimentação entre os mais necessitados.
Para atingir o maior número de pessoas em ocasiões que normalmente há essa preocupação, desenvolvemos um material que segue a linha dos conteúdos Did it Yourself, vídeos muito procurados na internet que ensinam a fazer quase tudo, por si mesmo – como cozinhar uma determinada receita especial ou decorar a casa de uma forma específica, com materiais específicos. A forma de falar despreocupada utilizada pelos autores desses vídeos, ao ser assimilada por uma criança em uma situação desesperadora, cria um contraste social e choca quem quer que acesse esse vídeo esperando ver um outro conteúdo (guiada pelos títulos que sugerem um tema recorrente e comum, mas acaba revelando uma outra realidade a respeito da questão – “uma receita pra emagrecer rápido”).
1. MESA BRASIL - RECEITA
EN
Girl:
"Hi, my name is Georgeana, and today I'm going to teach you a quick and easy recipe that helps you lose weight."

"You need this amount of rice, a little bit of water and a bit of vegetable oil." 

"Pour in a bit of oil, rice and water."

"Mix it all and it's done."

"Eating just this every day, you will have a body like mine."

LETTERING: "How to help?"
2. MESA BRASIL - DECORAÇÃO
EN
Boy:
"Hi, my name is João, and today I'm going to teach you how to decorate your house with reusable materials only."

"It is possible to fashion a bed for five people out of wood you find on the streets." 

"And you can use bottles and cans to store liquids, food and other things."

"You can make a stove out of bricks."

"I live with just that, how about you?"

LETTERING: "How to help?"

Conceito / Redação / Direção de Arte - Pedro Carneiro
Agência - STYLUS PROPAGANDA
DO IT YOURSELF
Published:

DO IT YOURSELF

Campanha para a Fecomércio, Sesc - Mesa Brasil – que visa doação de alimentos.

Published: